Engana-se quem pensa que a articulação realizada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para atrair o PSD mirou apenas nos Coelhos de Petrolina. A governadora tratou diretamente com Gilberto Kassab e puxou o ministro da Pesca, André de Paula para o jogo.
A governadora fortalece o time de olho em enfraquecer o lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), o qual se apresenta como o adversário mais forte para enfrentá-la em 2026, quando a gestora tentará sua reeleição. Sabe que ela tem a máquina, mas o jogo será bruto. Não demora e o PSD vai desembarcar da Prefeitura do Recife.
A prefeitura da Capital, antes da hora de disputar a reeleição, é o novo foco da governadora para ocupar espaço e enfraquecer o PSB.
Enquanto isso, André, que tem fama de ser cumpridor de acordos, quebrou a palavra e teve que conversar diretamente com o time do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho para explicar a saia justa. Nem tão justa assim, já que o partido leva o controle da poderosa Compesa, e sua filha Cacau de Paula deve virar em breve secretária no Governo Raquel, soltando a mão de João Campos.
Na política um dia é da caça. O outro também. É isso aí.
Sem perder espaço
O encontro do PSB no sábado no Hotel Canariu’s, em Gravatá (Agreste), mostrou que o partido vai endurecer o jogo e pretende manter o protagonismo nas cidades pernambucanas. O presidente estadual da legenda, Sileno Guedes, já mandou o recado. “A Agenda 40 serve pra isso, pra montar esse tabuleiro, pra escutar os militantes, as lideranças, tratar município a município”, avisou.
Zé acelerando
O ex-deputado e ex-prefeito de Caruaru (Agreste) por quatro mandatos, Zé Queiroz (PDT) vai acelerando em seu projeto de voltar à prefeitura. No sábado ele se encontrou com dirigentes do PSL e comemorou usando suas redes sociais. “Continuando importantes encontros de articulação política e sempre discutindo os interesses de Caruaru, me reuni com a dirigente do PSOL estadual, Michelle Santos, uma jovem liderança que demonstra estar conectada com as mesmas ideias que defendemos de uma Caruaru melhor”, disse Zé Queiroz.
Apostando em João
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, foi ao encontro do PSB e destacou sua relação de coleguismo com o ex-governador Eduardo Campos, quando os dois eram governadores de seus estados. Aproveitou para elogiar o filho do colega e apostar alto em seu nome e em sua gestão. “Os nossos governos estão entre os mais bem avaliados do país. Temos o governador da Paraíba, João Azevedo, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e os governos municipais. João Campos não é só um dos melhores prefeitos de Pernambuco. É um dos melhores prefeitos do Brasil”, afirmou.