Ainda de luto, a candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) voltou ao jogo no segundo turno. Enquanto isso, sua adversária Marília Arraes (SD) foi pra ofensiva buscar adesões e consolidar o apoio do ex-presidente Lula (PT).
Os bolsonaristas enxergaram a possibilidade de ganhar o outro lado e declararam apoio a Raquel. Todos os partidos de esquerda anunciaram apoio Marília. O que se comenta é que Raquel não entrou na pilha e admitiu anunciar apoio para Lula, que no estado obteve 65% dos votos contra 29% de Jair Bolsonaro.
Enquanto Marília trabalha para “nacionalizar” a campanha e aposta as fichas em Lula, a estratégia de Raquel é exatamente ao contrário: discutir mais Pernambuco e se afastar desse mantra.
O certo é que, pela primeira vez, Pernambuco elegeu uma senadora para representar o Estado na Casa Alta e vai eleger uma governadora para comandar os destinos dos pernambucanos. Só falta definir qual delas.
Emprego e renda
Caruaru, no Agreste pernambucano, dá um passo importante para avançar na geração de emprego e renda. O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) sancionou um pacote de leis enviadas e aprovadas pela Câmara dos Vereadores semana passada, que incentivam o setor econômico do principal município do Agreste, trazendo grandes avanços. O pacote, composto por 13 leis, foram aprovadas por unanimidade pela casa legislativa na semana passada. Destacam-se os projetos que atualizam a Legislação de Urbanismo e Planejamento. Toda essa revisão tem objetivo de criar um cenário favorável à retomada da economia, criando um ambiente favorável aos negócios ligados à construção civil e à melhoria da qualidade de vida da população em geral.
Do PT com PSDB
Em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, apesar do candidato a estadual eleito Luciano Duque (SD) ser aliado de primeira hora de Marília Arraes (SD) e a prefeita Márcia Conrado ser do PT, a turma já comemora o apoio da gestora à candidatura de Raquel Lyra (PSDB) nesse segundo turno das eleições em Pernambuco. Os aliados de Marcia já começaram a espalhar cards com a foto de Márcia ao lado de Raquel e Lula. Mesmo com tanta especulação, a prefeita ainda se mantém calada.
Cada um por si
Os prefeitos de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé; de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte; e de Orocó, George Gueber, cumpriram a missão e votaram no primeiro turno em Miguel Coelho (UB) para governador. Miguel já declarou apoio a Raquel Lyra (PSDB) mas os três prefeitos preferiram marchar com Marília Arraes. Rorró Maniçoba, de Floresta, e Vilmar Cappellaro, de Lagoa Grande, votaram em Danilo, mas ainda permanecem sem anunciar com quem estarão no segundo turno.
Pavimentação
O Governo de Pernambuco e o município de Serra Talhada assinaram ontem um convênio no valor R$ 4,4 milhões que garante a pavimentação de diversas ruas da Terra de Lampião. A prefeita Márcia Conrado (PT) foi recebida pelo governador Paulo Câmara (PSB) no Palácio do Campo das Princesas para firmar a cooperação financeira. Este é o sexto convênio formalizado nos últimos dias para pavimentação de ruas em municípios do Sertão e do Agreste.
Cadê a água?
A falta d’água voltou a ser um dos assuntos mais comentados em Petrolina (se não for o principal assunto), após moradores de várias comunidades denunciarem que estão há semanas, e até mesmo meses, sem o líquido em suas residências. O fato levou o prefeito Simão Durando Filho a se posicionar afirmando que não aceitará que a principal cidade do Sertão “fique refém de carros-pipas”.