Em visita a Petrolina nesta semana, o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) reforçou as principais pautas que pretende defender para Pernambuco, ao lado da pré-candidata a deputada estadual, Denise Lima, do mesmo partido.
O deputado falou muito sobre política e afirmou que seu apoio e o da federação em que faz parte (PT, PCdoB e PV), estão fechados com o candidato do PSB, Danilo Cabral. Calheiros reconheceu que Danilo ainda está muito atrás nas pesquisas, mas defendeu que as eleições ainda não começaram oficialmente e “ainda tem muito chão pela frente“.
“De todos os pré-candidatos, talvez Danilo seja o que menos tem abrangência territorial, no sentido de ser conhecido, mas a campanha ainda não começou. E com o apoio de Lula, e todos os instrumentos de campanha, os pernambucanos irão conhecer seu projeto e irão apostar em seu nome. Penso que ele estará no segundo turno e vai reagir bem”, afirmou.
Renildo não fugiu dos temas atuais e disse que as grandes tragédias ambientais, a exemplo do que tem acontecido no Recife com as fortes chuvas, resultando em 128 mortos, são exemplos da falta de políticas públicas e de olhares voltados para as questões do desenvolvimento sustentável.
“As pessoas precisam morar em algum lugar, e sem políticas públicas, sem um olhar para os problemas sociais, elas ocuparão os espaços de forma desordenada. É preciso organizar esses espaços, mapeando os lugares de risco, oferecendo moradias. É preciso um programa habitacional seguro, e o cuidado com a vegetação. Tudo isso é caro? É. Mas, muito mais caro são as tragédias”, pontuou.
Vai assumir
A ex-deputada estadual Aline Mariano (Progressistas) reassume hoje seu mandato na Câmara de Vereadores do Recife. Ela vai ocupar a vaga aberta pela pré-candidata a deputada federal, Andreza Albuquerque (PP), que é casada com o estadual Romero Albuquerque. Andreza entrou em licença maternidade. Ela e o marido são defensores da causa animal.
Fechado com Lucas
O ex-prefeito de Ingazeira, Lino Morais (PSB), declarou apoio à pré-candidatura de Lucas Ramos (PSB) a deputado federal. Lucas foi eleito deputado estadual em 2014 e reeleito em 2018, com 62.968 votos, sendo o 8º mais bem votado no Estado. Entre agosto de 2020 e março de 2022, exerceu o cargo de secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Quer a dispensa
O deputado estadual Joel da Harpa decidiu apresentar na Assembleia Legislativa (Alepe) uma proposta. O parlamentar pede ao governo do Estado e à Secretaria de Administração a dispensa do Fundo Financeiro de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco. O parlamentar afirma que, dentre as milhares de vítimas das chuvas, muitas são profissionais de segurança, especialmente policiais e bombeiros militares e familiares. A ideia é que a dispensa seja concedida pelos próximos seis meses.
Pelos jovens
A pré-candidata a deputada estadual, delegada Patrícia Domingos (PSDB), foi até Caruaru, Agreste pernambucano. Em entrevista a uma rádio local, ela aproveitou para detonar o governo do Estado sobre a violência e pediu políticas públicas para os jovens pernambucanos. “O Estado precisa combater a violência também com educação e empregos, trazer nossos jovens para o mercado de trabalho. Isso consequentemente melhora a economia e diminui a criminalidade. Se o Estado não abraçar o jovem, o tráfico vai abraçar”, disse.