Acompanhando de perto a movimentação da oposição para as eleições de 2024, o prefeito de Caruaru (no Agreste), Rodrigo Pinheiro (PSDB), quer apertar o passo e tenta fazer uma administração vistosa e com muito êxito em seu município.
Ele aproveitou um importante evento, na última sexta, para anunciar que, ainda esta semana, deve assinar um aporte de mais de R$ 100 milhões para obras estruturadoras em Caruaru. O recurso chegará através de novo empréstimo junto à Caixa Econômica Federal pelo Finisa.
O prefeito já adiantou que o recurso possibilitará a chegada de obras desejadas como saneamento e calçamento. Pinheiro disse ainda que mira, com esses recursos, a construção de uma ponte que ligará os bairros José Liberato e Rendeiras, uma demanda antiga da comunidade.
Em outra frente, o prefeito vai ampliar as conversas com as bases políticas já de olho nas composições partidárias. Para isso deve contar com o apoio direto da governadora Raquel Lyra (PSDB), que deve trabalhar duro para a reeleição do gestor. É assim que a roda tem girado por lá.
Pela polícia e bombeiros
Para viabilizar a reestruturação e a construção de melhorias na carreira da polícia e dos bombeiros militares, o deputado estadual Joel da Harpa quer a volta do Fórum Permanente de Debates dos Recursos Humanos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, também conhecido como Fórum Permanente de Negociações. A ideia é resgatar o elo entre representantes do Governo do Estado, Corporações e entidades representativas como um marco importante na construção de uma nova fase para a segurança pública de Pernambuco. “O Fórum foi instituído em 2015, cumprimento de uma lei aprovada ainda no meu primeiro mandato, e foi fundamental para importantes conquistas como mudanças no Plano de Cargos e Carreiras e implantação de gratificações. Infelizmente, dois anos depois, foi desfeito”, conta o parlamentar.
Se animou
Em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, a política pegou fogo com a notícia de que o ex-prefeito e deputado estadual Luciano Duque (SD) poderia ser candidato a prefeito. E quem se animou foi o vereador Vandinho da Saúde, que compõe o bloco oposicionista à presidente da Amupe, prefeita Márcia Conrado (PT). Ele disse ao jornalista Nil Junior, da cidade de Afogados da Ingazeira, que a oposição espera por Duque, mas se não der jogo ele está pronto para a disputa. Vandinho acredita que teria o apoio ainda do ex-deputado Sebastião Oliveira, e seu irmão, o federal Waldemar Oliveira.
Se animou do outro lado
Ainda em Serra Talhada, o vereador Pinheiro do São Miguel (Avante) publicou um vídeo em suas redes sociais informando que agora faz parte da base de apoio da prefeita Márcia Conrado (PT), e vai marchar com ela rumo à sua reeleição, em 2024. Pinheiro era o líder da oposição na Câmara de Vereadores. Agora, dos 17 restaram apenas dois na oposição: Vandinho da Saúde e André Terto. Mesmo pulando o muro, o vereador disse que vai caminhar ainda com Sebastião Oliveira e os deputados Waldemar Oliveira e Fabrizio Ferraz, que não deverão estar com a prefeita. Salada mista.