Coluna da Folha: Sebá assume o Avante com objetivo de impulsionar legenda

por Carlos Britto // 13 de março de 2023 às 07:00

Foto: arquivo reprodução

Os amigos comemoraram a notícia de que o ex-candidato a vice-governador na chapa majoritária de Marília Arraes, no ano passado, Sebastião Oliveira, assumirá o comando do Avante em Pernambuco.

Após exercer três mandatos consecutivos de deputado estadual e dois de federal, ele assume o comando da sigla com a missão de manter o crescimento da legenda, que foi uma das 13 que atingiram a cláusula de barreira nas últimas eleições.

Sebá recebe o bastão do seu irmão Waldemar Oliveira, que inicia o primeiro mandato na Câmara dos Deputados. No Estado, o Avante ganhou musculatura e passou a ocupar uma posição relevante no tabuleiro do xadrez político, desde que a dupla assumiu o comando do partido, que não contava com nenhum prefeito.

Já em 2020 foram eleitos 10 prefeitos, cinco vices e 114 vereadores – sendo dois deles no Recife, de forma inédita.

O Avante está antenado com as demandas atuais da população. Os últimos resultados nas urnas sinalizam que estamos no caminho certo. Temos um time competente e vamos crescer mais ainda no Brasil e em Pernambuco. Estou motivado e com todo o gás. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar bastante”, destacou o ex-deputado, que também foi secretário de Transportes de Pernambuco no primeiro mandato do ex-governador Paulo Câmara (que deixou o PSB), entre os anos de 2015 e 2018

Transporte seguro

Em busca de informações técnicas acerca da segurança dos veículos que fazem o transporte escolar no município de Pedra, Agreste do Estado, o Ministério Público de Pernambuco realizou inspeção nos ônibus. O que motivou a vistoria foi um incidente ocorrido em 28 de fevereiro passado, quando um dos ônibus pegou fogo na Zona Rural de Pedra, com 12 crianças, de 3 a 10 anos, em seu interior. Ninguém ficou ferido. Segundo o MPPE, irregularidades foram identificadas por técnicos, havendo o compromisso do representante da empresa contratada de que os veículos apontados seriam imediatamente afastados dos trajetos.

Para os pequenos

O deputado William Brígido (Republicanos) quer ajuda para pequenos e médios criadores de tilápias. Ele se reuniu com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e a direção da Cooperativa Pernambucana de Agropecuários e Criadores de Organismos Aquáticos  (COPACOA). “Já visitei a cooperativa, conheci os tanques de alvenaria para criação de tilápia, na cidade de João Alfredo, no Agreste. Gostaríamos que a governadora Raquel Lyra pudesse oferecer uma melhor infraestrutura para o processo de escoamento da produção. É um pleito que busca o desenvolvimento econômico para o nosso Estado”, disse o deputado. O parlamentar quer ainda a cessão do espaço da Estação de Piscicultura Paulo Viegas, em Ipojuca, para os pequenos e médios produtores de todas as regiões de Pernambuco.

Tatu Bola

O imbróglio em torno da Reserva Silvestre Tatu-Bola, que abrange áreas dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista (no Sertão do São Francisco), teve mais um capítulo em busca do consenso. Representantes de associações e sindicatos dos três municípios reuniram-se para tratar dos entraves e desafios referentes às famílias do sequeiro que vivem nessa região. O principal objetivo da reunião foi elaborar uma minuta que será apresentada durante audiência pública, que deve acontecer em abril próximo. De acordo com os participantes, a lei que instituiu a Reserva Tatu Bola (em vigor desde 2015) é repleta de equívocos que precisam ser observados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários