Sem uma nota de divulgação ou qualquer detalhe de sua assessoria de imprensa, a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, visitou Petrolina mais uma vez. Essa é a segunda visita dela ao município em cerca de um mês, totalmente de forma discreta – quase anônima, como este colunista já registrou. Na primeira passagem, não conversou com ninguém do Hospital do Câncer, do Hospital Universitário (HU-Univasf) e nem com qualquer representante da secretaria de Saúde local. Até o prefeito, Simão Durando (UB), só soube da visita por esta coluna.
Da última vez, este Blog cobrou responsabilidades, citando, por exemplo, a importância da ida da gestora ao Hospital Dom Tomás (HDT), uma entidade filantrópica e centro para o tratamento do câncer de adultos e crianças em Petrolina, que beneficia toda a população do Sertão de Pernambuco e norte baiano.
Desta vez, na tarde da segunda-feira (17), Zilda se reuniu com o secretário de Saúde de Petrolina, João Luís Barreto, e representantes da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL)/Rede PEBA (Pernambuco-Bahia). Ainda ontem ela visitou o HU-Univasf.
Ontem (18), a secretária conheceu de perto o Hospital Dom Tomás e o seu importante trabalho para toda essa região, onde foram assumidos compromissos de ambas as partes quanto ao HDT, que é referência no tratamento do câncer no Sertão pernambucano, para que continue ampliando seus serviços a fim de garantir que o paciente não precise se deslocar para o Recife em busca de tratamento.
O objetivo das visitas, segundo apurado pela Coluna, foi traçar um diagnóstico das demandas e estudar estratégias para a rede de saúde de Petrolina, que continua sobrecarregada e merece uma atenção diferenciada do governo. O prefeito Simão Durando não se encontrou com a secretária, mais uma vez.
Chapéu de Palha
O Programa Chapéu de Palha iniciou os pagamentos dos beneficiários da modalidade fruticultura irrigada em Pernambuco. Neste momento, estão sendo pagas duas parcelas iniciais referentes aos meses de março e abril. De acordo com o governo do Estado, os demais pagamentos seguirão de acordo com o calendário do Bolsa Família. Essa iniciativa disponibilizará cerca de R$ 1,6 milhão e beneficiará mais de 4.000 trabalhadoras e trabalhadores cadastrados no Sertão do São Francisco. Em 2023 serão destinados mais de R$ 40 milhões para o pagamento das bolsas, capacitações e educação no campo. O programa tem o propósito de minimizar os impactos do desemprego ocasionado pelos períodos de entressafra em todas as regiões do Estado. O público-alvo são trabalhadoras e trabalhadores da cana-de-açúcar, fruticultura irrigada e, também, as pescadoras e pescadores artesanais.
Tapando buracos
Em Araripina, Sertão do Araripe, as mídias sociais foram tomadas por uma cena, no mínimo, surpreendente. Uma cena inusitada tomou as redes na manhã do último domingo. O ex-prefeito Emanuel Bringel chamou uns amigos e foi até a principal via de acesso ao munícipio, a PE-185, que liga Araripina ao distrito de Nascente, rodovia que há anos clama por uma revitalização, e começaram eles mesmos a tapar os buracos da estrada. Tentativa de sensibilização é isso aí.
Reconhecimento
Amanhã a Folha de Pernambuco será homenageada na Assembleia Legislativa pelos 25 anos de um trabalho sério e um jornalismo honesto. O autor da proposição é o deputado estadual Sileno Guedes (PSB), que reconheceu o esforço do empresário Eduardo Monteiro e de todos os profissionais que fazem um jornal que temos o maior orgulho em escrever todos os dias. Nosso agradecimento, deputado.
Já está claro demais que a gestão de Raquel Lira não é parceira de Simão e do grupo de FBC.
Já já o pau canta…