Coluna da Folha: Sertão começa a se levantar pela falta d’água que assola região

por Carlos Britto // 10 de maio de 2023 às 07:00

Foto: arquivo/reprodução

A Câmara Municipal de Araripina (PE), no Sertão do Araripe, vai debater, nesta quinta-feira (11), a implantação da Adutora de Negreiros. A audiência pública, marcada para começar às 9h, vai reunir autoridades de todo o Araripe e colocar em pauta um dos assuntos mais importantes que envolvem o bem-estar de 400 mil pessoas dos municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

Essa pauta vem sendo debatida há muito tempo, inclusive é uma prioridade para a deputada estadual Socorro Pimentel (UB), que esteve no último mês de março na Secretaria de Recursos Hídricos do Estado para tratar da implantação da Adutora de Negreiros. Junto ao secretário Almir Cirilo, a parlamentar debateu sobre as condições favoráveis à medida. A adutora tem o intuito de levar água da Transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro (Sertão Central), para o Araripe.

Essa mesma cobrança já foi feita pelos prefeitos do Sertão do Araripe, inclusive o de Araripina, Raimundo Pimentel, o qual levou a pauta para a mesa da governadora Raquel Lyra, ainda no mês de janeiro. Socorro e Raimundo também já foram a Brasília e se reuniram com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Nos mais diversos discursos, os gestores do Sertão do Araripe colocam que essa demanda foi esquecida pelas gestões passadas. Por isso a implantação da Adutora de Negreiros é tão importante para assumir parte do abastecimento que hoje é feito pela Adutora do Oeste, que já está em seu limite de vida útil.

PT na estrada

O Partido dos Trabalhadores (PE) em Pernambuco vai iniciar uma corrida pelas principais cidades do Estado com vistas às eleições do ano que vem. O objetivo é fortalecer a legenda, colocando em pauta o presidente Lula e buscando nomes para fortalecer os palanques municipais.

Protocolado

Como representante da Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado federal Eduardo da Fonte protocolou esta semana um pedido para que seja realizado Ato de Fiscalização e Controle, com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Da Fonte justificou: “É um verdadeiro absurdo a informação de que a Aneel deverá conceder um reajuste à Celpe de mais de 9%, quando a própria Celpe pede aumento de 7,58%”.

Agora tem multa

“Dividido em oito vezes sem juros”, “parcelado no carnê”, “filhotes a pronta-entrega”. Este são alguns dos anúncios publicados em plataformas de e-commerce por perfis que comercializam filhotes de animais em Pernambuco. Só em uma delas, é possível encontrar quase 10 mil anúncios de venda de cães. Contra a prática, o deputado Romero Albuquerque apresentou o Projeto de Lei 638/2023. A proposta proíbe a disponibilização de anúncios, ofertas, venda ou qualquer tipo de transação comercial de animais em sites, aplicativos, redes sociais ou qualquer outro meio digital destinado à compra e venda de produtos e serviços. O texto estabelece multa de um salário-mínimo para quem não cumprir a lei, e permite que organizações de proteção devidamente registradas divulguem adoção de animais resgatados. Um dos principais lemas da causa animal é “adotar, e não comprar”.

Coluna da Folha: Sertão começa a se levantar pela falta d’água que assola região

  1. Mael Campos disse:

    Ouvi dizer que fazendo o L resolve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários