Um velho sonho, tantas vezes sonhado, agora finalmente pode se realizar e sair do papel, mesmo com tantos pais. A bancada pernambucana no Congresso Nacional se reuniu nesta semana, em Brasília (DF), com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o qual garantiu que a ferrovia Transnordestina será concluída, no trecho entre Salgueiro e Suape, através de recursos federais ou parcerias com a iniciativa privada.
A luta para o encontro foi dos coordenadores da bancada – os deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT). No encontro ainda foi assegurada a retomada da duplicação da BR-104, no Agreste, e a obra de duplicação da BR-423, na mesma região.
A expectativa é de que no ramal entre Salgueiro e Suape possa ser transportado o minério de ferro extraído no Piauí, que vai ser exportado através do terminal marítimo de Pernambuco. O ramal até Suape está 48% concluído. O trecho pernambucano é 92 km mais curto que o Ramal de Pecém e, por isso, deverá ter um custo menor.
O ministro Renan Filho informou ainda que o governo federal dispõe de R$ 50 milhões reservados para a duplicação da BR-104, cujas obras se encontram paralisadas, e reiterou que a duplicação da BR-423 entre São Caetano e Garanhuns sairá do papel.
O Governo de Pernambuco também divulgou para a imprensa destacando o papel da governadora Raquel Lyra (PSDB) quanto à conclusão da ferrovia e nominando os secretários presentes à reunião. Com tantos pais e mães, se tudo não passar de mais uma promessa, os sertanejos poderão comemorar essa notícia.
Relação institucional
Se a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), não se entenderam e não estão caminhando politicamente juntos, ao menos a cordialidade ficou. Na visita de Raquel a Petrolina, os dois se encontraram no São João da cidade e conversaram tranquilamente. O deputado federal Fernando Filho (UB), inclusive, a recepcionou no aeroporto. O prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), também recepcionou e acompanhou a governadora o tempo inteiro.
Merecido
A proteção e a valorização do cultivo agrícola realizado por populações tradicionais em Pernambuco devem ser reforçadas. É o que preveem duas propostas aprovadas pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (Alepe). As proposições pretendem incentivar e flexibilizar o uso das chamadas ‘sementes e mudas crioulas’ (aquelas produzidas por agricultores familiares e povos tradicionais, com características próprias que as diferenciam de variedades comerciais). Entre os objetivos da iniciativa estão promover a preservação das espécies e incentivar o mapeamento da agrobiodiversidade local. Duas proposições muito importantes e merecidas.
Aval para empréstimo
Os vereadores de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei (PL) do Executivo que prevê empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), no valor de até R$ 30 milhões. De acordo com o PL, o investimento será para as áreas de infraestrutura e saneamento. Agora, a matéria segue para sanção do prefeito George Duarte (PP).