Principal evento cultural e turístico do ano para os petrolinenses, o São João 2023 foi encerrado na madrugada desta segunda (26). Foram nove noites que atraíram mais de 600 mil pessoas ao Pátio Ana das Carrancas. Mais que uma festa, o evento junino de Petrolina gera um impacto significativo na economia e traz desdobramentos também políticos.
Com o sucesso da festa, quem sai fortalecido é o prefeito Simão Durando (UB). O gestor conduziu a organização de todo o evento, que teve uma estrutura impecável, grade de programação com dezenas de artistas nacionais e sem registros de violência. O evento gera imensa visibilidade, não apenas localmente, como também no Estado, e fora das fronteiras pernambucanas. Havia uma expectativa se o novo prefeito repetiria o êxito na organização dos festejos, que foram alçados a níveis de sucesso vistoso pelo ex-prefeito Miguel Coelho (UB), de quem Simão foi vice.
O São João de Petrolina foi, portanto, uma vitrine para o prefeito de Petrolina apresentar ao público seu estilo e imprimir sua marca como liderança da região. Agora, Simão Durando terá pela frente aproximadamente um ano até o início da campanha eleitoral.
Com um cardápio de obras de impacto que já chegaram e estão em andamento para tocar nos próximos meses, uma oposição fragmentada, e fortalecido pelo sucesso junino, o prefeito petrolinense larga na frente na marcha rumo à reeleição.
Deferiu
Em Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional), a justiça deferiu decisão sobre o trancamento imediato da pauta legislativa da Câmara de Vereadores. A decisão se deu após a presidência da Casa não cumprir os prazos para votação dos projetos de lei 001/2023 e 005/2023, que tratam da reforma do Instituto Santa Cruz Prev, para os servidores, e o financiamento para construção do Hospital Fernando Aragão. Com a decisão judicial, está proibida qualquer votação até que esses dois processos entrem na pauta.
Comemoração II
Outro que está comemorando o saldo positivo do São João é o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. “Graças a Deus tudo foi aprovado por todos e a gente comemora com grandes shows”, registrou o gestor, em suas redes sociais.
Comemoração III
O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (UB), também comemora o saldo positivo do São João 2023. Pimentel destacou os diversos eventos realizados, incluindo as festividades em Lagoa do Barro, o tradicional Beco do Forró, os festivais de quadrilhas Juninas e Sanfoneiros, além da festa no Parque Três Vaqueiros, o que ele e toda cidade chamou de “São João mais gostoso do Brasil”.
Sem barulho
Ainda no clima junino, o deputado estadual Romero Albuquerque lembra da existência da Lei Estadual n° 17.195/2021, de sua coautoria, que proíbe a queima e soltura de fogos com estampidos em todo o território pernambucano, passível de multa com valores a partir de R$ 500 a até R$ 100 mil. Mesmo com o fim dos festejos juninos, o parlamentar ressaltou a importância de cumprir a lei nas comemorações privadas e religiosas que ainda acontecerão este ano. Diante das ocorrências, ele cobrou fiscalização do governo do Estado.