Os diretórios nacionais do DEM e do PSL decidiram, nesta quarta-feira (6), aprovar a fusão entre as duas legendas. A nova formação vai usar o número 44 e nasce com a maior bancada da Câmara, cotendo 82 deputados, além de quatro governadores, oito senadores e o maior fundo eleitoral partidário.
O presidente nacional será o atual o presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), e a secretaria-geral terá ACM Neto, do DEM. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai validar ainda a fusão.
Quem lucra diretamente com o novo partido é o pré-candidato a governador, prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, do Sertão do São Francisco. Se ele precisava de um partido enorme para chamar de seu, agora já tem. Seus irmãos, o deputado federal Fernando Filho e o deputado estadual Antonio Coelho já estão na legenda.
Miguel, que acabou de ganhar o seu segundo filho, nem vai poder ninar o bebê como gostaria. Já confirmou uma agenda pesada em diferentes regiões de Pernambuco para tornar o seu nome mais conhecido e atrair adesões.
A executiva estadual do partido não foi formada ainda, mas será muito provável que os Coelhos tenham um acento de destaque na busca do protagonismo estadual.
Uma crítica, uma resposta
O ex-prefeito de Palmares-PE, Altair Júnior (MDB) partiu para o ataque contra o atual gestor, Júnior de Beto (PP). Altair disse, em entrevista a uma rádio local, que deixou a prefeitura organizada com as contas em dia, e que a atual gestão é que não soube conduzir a cidade no ritmo correto. “A cidade está cheia de buracos e abandonada. Enquanto isso o atual prefeito comemorou a liberação de R$ 1 milhão para a saúde, fruto de emenda parlamentar do deputado Antonio Coelho (DEM)”.
Esgoto e lixo
Em Ouricuri, o vereador do PSOL, professor Massilon Inácio chamou os colegas para verem a situação de abandono na cidade. “Eu quero tocar aqui numa ferida grande de Ouricuri que é a situação do esgoto de algumas ruas que estão a céu aberto, as fezes estão a céu aberto. E o lixo está tomando de conta. Se não tem recursos para ministrar na limpeza, faça projetos para serem aprovados pela câmara, que é nosso trabalho”, discursou.
O ‘acordão’
A Câmara Municipal de Petrolina irá analisar as contas dos ex-gestores do município e do atual prefeito, Miguel Coelho (DEM). A Comissão de Finanças da Casa se reuniu para receber as prestações de contas julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) dos ex-prefeitos, Odacy Amorim e Júlio Lossio, e as de Miguel. A comissão deverá elaborar os pareceres das respectivas contas, que serão submetidos à votação em plenário nas próximas sessões ordinárias. Tem gente que diz que o ‘acordão’ para passar tudo já foi firmado.
Chateado
Quem anda ‘tiririca da vida’ é o deputado Adalto Santos. Amigos do parlamentar informam que ele poderá deixar o PSB depois que o governo decidiu cobrar sobre o passaporte da vacina. Adalto é uma das lideranças do meio evangélico do Estado.