A governadora Raquel Lyra inaugurou 52 leitos na enfermaria Dr. Manoel Raimundo de Morais Costa Neto, no Hospital Barão de Lucena (HBL), no Recife. Toda essa estrutura é dirigida aos pacientes de mastologia, cirurgia geral/oncológica, proctologia e oncologia clínica.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, claro, comemorou o evento afirmando que o Barão de Lucena é uma referência em Pernambuco em diversas áreas, especialmente na de oncologia.
Ela está certa, mas perdeu a oportunidade de enxergar um pouco mais longe em sua visita “the flash” a Petrolina, principal cidade do Sertão, onde conheceu apenas o Hospital Dom Malan (HDM). Nem a imprensa ou os órgãos de saúde do município souberam de sua presença.
Ela poderia até ter conhecido e bebido na fonte exitosa do Hospital Dom Tomás (HDT), uma entidade filantrópica e centro para o tratamento do câncer de adultos e crianças em Petrolina, que atende toda a população do sertão de Pernambuco e norte da Bahia.
É um importante hospital do câncer no Interior, que somente em 2022 realizou mais de 345 mil procedimentos, sendo 19 mil terapias oncológicas, 700 cirurgias e 1.576 internações. O hospital tem atualmente, em registro ativo, mais de 60 crianças em tratamento de câncer.
A taxa de sucesso alcança números surpreendentes: de um total de 1.600 pacientes oncológicos atendidos, apenas 8% evoluíram a óbitos, 32 % estão em estabilizações da doença e 60 % estão totalmente curados. Pernambuco é mais que apenas a Região Metropolitana e, portanto, é necessário que o ‘Cuida PE’ saia do Recife e cresça por Pernambuco inteiro.
Olha o prazo
Prefeitos precisam se ligar no calendário que termina no final deste mês para o prazo de envio das prestações de contas relativas ao ano de 2022. Os documentos devem ser encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) até este dia 31 de março. Este é o segundo ano em que as OSS têm a obrigação de enviar as prestações de contas ao TCE. As empresas públicas e as Sociedades de Economia Mista do Estado e municípios têm até 15 de maio para fazer a remessa ao TCE. Já para o governo do Estado, prazo estende-se até 3 de abril.
Prazo de 30 dias
Em Santa Filomena (PE), Sertão do Araripe, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito Pedro Gildevan Coelho Melo que seja deflagrado, no prazo de 30 dias, processo legislativo voltado à regulamentação de cessões de servidores públicos. Neste mesmo período, também devem ser adotadas todas as providências necessárias à regularização de eventuais cessões que não atendam aos requisitos legais. Também foi levado em consideração o fato de que o TCE estabeleceu requisitos mínimos à realização de cessão.
Comissão de Ética
Um projeto de lei colocado em votação, ontem, na Câmara de Vereadores de Petrolina, finalmente instituiu a Comissão de Ética da Casa Plínio Amorim, após muita controvérsia. Autor da proposta, o presidente da Mesa, vereador Aero Cruz, justificou que a intenção não é de perseguir, mas de “dar ordenamento” à Casa. “Somos o Poder Legislativo da terceira maior cidade de Pernambuco, não poderíamos deixar de criar esta Comissão”, argumentou o presidente.
Infelizmente será mais uma ADM que governa de costas para o Sertão, infelizmente perdemos a chance de sermos vistos e atendidos no momento que o candidato Miguel Coelho não foi para o segundo turno, lamentável.