O PSDB de Pernambucano mexeu suas pedras no xadrez eleitoral visando às eleições 2022. Em reunião, fechada e com poucos presentes, pelos cuidados com a pandemia, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, assinou sua filiação ao partido tucano. A data é emblemática, pois Raquel decidiu se filiar exatamente no Dia Internacional da Mulher. Para quem acompanha política, sabe que os sinais são claros.
É forte a movimentação, tanto do partido quanto de Raquel, que entra com os dois pés na disputa para ser a candidata das oposições na campanha para o governo de Pernambuco.
A prefeita Raquel Lyra sucederá a deputada estadual Alessandra Vieira, e ela deve encampar o discurso de levar a legenda para diferentes regiões do estado, oferecendo uma plumagem nova aos tucanos de Pernambuco.
Raquel se filia no mesmo dia do ex-senador Armando Monteiro Neto, que volta ao seu primeiro partido.
Armando traz uma musculatura importante ao PSDB pernambucano e pode disputar uma vaga na Câmara Federal e pode já ter tido um acerto para que o senador, com muito prestigio na oposição, aposte no nome da colega tucana.
Prefeitos em desespero
Dados divulgados por esse colunista alarmaram todo o Sertão pernambucano e deixaram os prefeitos em polvorosos. Foi a revelação da preocupante situação da pandemia nas regiões do Sertão Central, do Araripe e Vale do São Francisco. De acordo com os números, todas as UTIs públicas destinadas à pacientes com Covid-19 estão com 100% de ocupação nos municípios de Salgueiro, Petrolina, Araripina e Ouricuri. Serra Talhada se aproxima do colapso. A Rede PEBA registra uma fila de espera de 12 pacientes por leito de UTI.
É guerra
O prefeito de Ouricuri (PE), Ricardo Ramos (PSDB), baixou um novo decreto no município determinado o uso obrigatório de máscaras no âmbito de todo o município, inclusive nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, vias públicas, no interior dos órgãos públicos, nos estabelecimentos privados e nos veículos públicos e particulares, ônibus, táxis, mototáxis, vans e transportes alternativos. É guerra contra a Covid-19.
Cobrança geral
Na sessão de logo mais, na Câmara de Vereadores de Petrolina, Maria Elena (MDB) fará um apelo aos deputados estaduais por Petrolina – Antônio Coelho (DEM) e Dulcicleide Amorim (PT), aos deputados Federais Fernando Filho (DEM), Gonzaga Patriota (PSB), ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação Lucas Ramos (PSB) – para que intercedam junto ao governador do Estado, Paulo Câmara, para abertura de mais vagas de leitos de UTI. “É hora de esquecer as diferenças políticas e unir forças e ajudar Petrolina, a enfrentar e encarar a Covid-19 já que os leitos de UTI, estão 100% ocupados”, lamentou Maria Elena.
O município não aguenta
O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, disse que comprar a vacina para entregar ao governo é inviável. “A desorganização do Ministério da Saúde não nos dá segurança. Na hora que encontramos uma solução, Bolsonaro veta. Vamos aguardar os demais prefeitos para tirar uma posição”, discursou.
Raquel. Raquel. Sonhar, homem ou mulher, não é proibido. Impossível, muitos sonhos serão do sonhos.