Coluna da Folha: Vereadores de Serrita apontam improbidade e falam em cassar prefeito

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2022 às 07:00

O prefeito de Serrita, Sertão Central, Aleudo Benedito (MDB), está à beira de ter o mandato cassado pela Câmara de Vereadores. Nesta semana, a Casa acatou o pedido de investigação, solicitado pelas parlamentares, Lúcia de Fátima e Raíres Maiara. Elas alegam que o gestor cometeu improbidade administrativa, por empregar recursos públicos em obras que não foram concluídas dentro do prazo previsto.

Apesar de ter sido lido em plenário, o pedido foi apenas protocolado e não chegou a ser votado, porque o vice-presidente da mesa diretora, Fábio Belarmino, que estava presidindo a sessão, resistiu aos protestos do vereador Saulo e não colocou em votação. Saulo ainda tentou marcar uma sessão extraordinária para esta quinta-feira (15), a fim de que o pedido fosse votado antes do recesso parlamentar, mas que também foi negado pelo presidente em exercício. Com isso, a votação ficou para 2023.

Os vereadores Saulo, Chico de Nill, Júnior de Tadeu, Fernando Sampaio, Júnior de Bal e Ronildo Manoel já adiantaram que votarão pelo recebimento da denúncia. Já Belarmino e Filemon se posicionaram contra pedido. “No meu ver isso aí não passa de perseguição política ao atual prefeito”, disse Filemon.

No caso de a denúncia ser recebida pela Casa, em 2023, os próximos passos serão: criação de uma comissão para averiguar as possíveis irregularidades, que se forem comprovadas, o prefeito poderá perder o mandato.

A homenagem

Foi da deputada Teresa Leitão (PT) a autora da preposição de homenagem ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, homenageado ontem pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. O religioso está à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife desde 16 de agosto de 2009. Ele completou 75 anos de idade, em 10 de junho passado e enviou carta ao Papa Francisco renunciado ao cargo, em respeito ao Direito Canônico que determina o limite de idade.

Sem água de frente para o rio

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou inquérito civil para apurar a falta de saneamento nos bairros Antônio Cassimiro I e II, e bairro Mandacaru, em Petrolina, cidade banhada pelo Rio São Francisco. Segundo a Central Única dos Bairros (Cubape), a ação foi movida após provocação dos integrantes, que cobram uma solução para o problema há anos. A promotora de Justiça Ana Paula Nunes Cardoso, da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania/Curadoria da Saúde, determinou a instauração de inquérito civil.
A promotoria ainda convocou todos os entes envolvidos no processo, para uma reunião no dia 18 de janeiro de 2023 na 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, com a participação do Engenheiro do MPPE Hugo Moura.

Em Itambé

O ex-prefeito de Serra Talhada e deputado estadual eleito, Luciano Duque (SD) esteve em Itambé ao lado da deputada federal Marilia Arraes (SD). Eles estiveram na confraternização organizada por Manuela Matos liderança política aliada da dupla. Marília Arraes, obteve 49,08%, cerca de 7.654 votos na cidade.

Lamentaram

Em Caruaru, no Agreste, a Câmara Municipal lamentou o falecimento do ex-procurador José Américo Monteiro, que faleceu nesta quarta-feira (14), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). José Américo atuou como procurador na Casa Jornalista José Carlos Florêncio, entre os anos de 2013 e 2015, durante a gestão do vereador Leonardo Chaves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários