O alinhamento político “improvável” de Santa Maria da Boa Vista
Em Santa Maria da Boa Vista, Sertão do São Francisco, um fato inusitado pode acontecer nas eleições de outubro. É que as principais lideranças da cidade fecharam apoio a um mesmo candidato a governador.
O prefeito Humberto Mendes (PTB) e os ex-prefeitos Jetro Gomes (PSB) e Leandro Duarte (PSD) votarão unidos em Armando Monteiro Neto (PTB). Isso sem citar a ex-prefeita Maria e seu esposo Xisto Graciliano.
Os ex-prefeitos Rogério Junior e Eliane Costa (sua esposa) que poderiam votar no governador Paulo Câmara (PSB) estão meio sumidos da cidade. O também ex-prefeito José Gualberto não tem se movimentado políticamente.
O grande desconforto é que tanto Humberto quanto Jetro e Leandro têm interesses municipais em comum e o desafio é que permaneçam juntos nesse momento e voltem a falar de eleição municipal somente no próximo ano. Convenhamos: em uma cidade com a política efervescente como Santa Maria, é uma tarefa das mais difíceis.
Houve quem questionasse se o prefeito Humberto Mendes empenhou mesmo sua palavra em apoio a Armando no encontro que os dois tiveram sexta na cidade. Para dirimir qualquer dúvida e reafirmar nossa informação, o Blog coloca, abaixo, a declaração de Humberto após o encontro pelo qual ele afirma, inclusive, que vai pessoalmente convocar os colegas prefeitos para marcharem na mesma luta:
Escolha questionada
Assim como o PSB criticou a decisão do governador Rui Costa (PT) pelo deputado Ângelo Coronel para a disputa pelo Senado e ressaltou que não dará apoio ao presidente da Assembleia, outros partidos mostram que também não entenderam. A senador Lídice da Mata foi preterida pelo grupo e vai concorrer à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Ela, claro, também não sabe por que a escolha de Coronel, uma figura conhecida apenas na capital. O fato é que a legenda decidiu que vai manter o apoio a Rui e ao ex-governador Jaques Wagner, que também disputará o Senado. Com relação a Coronel, nem ousadia, como dizem os baianos.
No mesmo palanque
O pré-candidato a governador pela Frente das Oposições de Pernambuco, Armando Monteiro Neto (PTB), poderá conseguir um novo e histórico fato político em Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco. em visita que fez no último final de semana ao município, ele arrancou elogios de dois grupos adversários: o do ex-prefeito Jorge Garziera e o do também ex-prefeito Robson Amorim. Ninguém se espante, portanto, se ambos subirem no mesmo palanque para defender o petebista.