O horário eleitoral gratuito e as velhas propostas de sempre
E começou o guia eleitoral. E não há nada de novo. As mesmas ideias, as velhas propostas e um sem fim de promessas tão descabidas quanto não cumpridas. Em um dia a gente assiste os federais e os presidenciáveis. No outro, os estaduais e os governadores.
Aqui em Pernambuco é o mais do mesmo, inclusive na guerra de liminares, ações judiciais e inúmeras artimanhas jurídicas
Tem pedido de toda sorte: Não poder falar de Lula, não colocar as pesquisas divulgadas nos jornais, retirar fake news, páginas fantasmas, cobrar Facebook que impulsione posts – e muitas outras irregularidades ou delírios.
Os dois principais candidatos, Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro Neto (PTB), prometeram a mesma coisa: 13º salário para quem recebe o bolsa família. Não podia ser menor e oportunista. Quem vai pagar essa conta? Disseram? Não. Aí não tem nada de novo. Tem promessa, pão e circo sem propostas sérias, críveis e eficazes.
Sobre segurança, saúde, emprego e uma vida melhor, só promessas superficiais e nada efetivamente sério dizendo como fazer e qual a fonte pagadora. Uma nova semana começa hoje. E esperar é o que nos cabe.
Sem divisão de apoio
Como prometeram Isaac Carvalho e Paulo Bomfim – ambos do PCdoB – os deputados estaduais Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PDT), que buscam a reeleição, parecem estar tendo o mesmo apoio. Pelo menos e o que se tem visto nas caminhadas e eventos. Comentava-se que o ex-prefeito e o atual gestor de Juazeiro poderiam enfrentar uma saia-justa por conta do apoio político, uma vez que o mais novo no grupo é Roberto Carlos, que sempre foi oposição. O clima é bom e não parece haver divisão de apoio.
Carta de Lula aos pernambucanos
Repercutiu fortemente neste final de semana a carta do ex-presidente Lula ao povo pernambucano, após veredicto do Tribunal Superior Eleitoral, na última sexta (21/08), que decidiu por 6 votos a 1 barrar a candidatura do líder petista a presidente da República. Na carta, Lula deixa claro que seu candidato no Estado é Paulo Câmara (PSB), embora o adversário do socialista, Armando Monteiro Neto (PTB), esteja numa disputa particular com Paulo em ‘colar’ sua imagem com a do ex-presidente. “A união entre o PSB, no governo do Estado, e do PT no governo federal produziu o melhor momento da história de Pernambuco”, disse Lula.
José Ronaldo duplamente preocupado
O candidato ao Governo da Bahia pelo DEM, José Ronaldo, deve estar duplamente preocupado. O motivo é que seu candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), não deslanchou nas últimas pesquisas. Um problema a mais para o democrata baiano, já que ele próprio também tem apresentado baixa pontuação contra Rui Costa (PT) nas últimas pesquisas.