Isaac pode virar secretário de Rui Costa
O ex-prefeito de Juazeiro (BA) Isaac Carvalho pode ser o nome do PCdoB do governador Rui Costa (PT) em seu segundo mandato. Ao menos é isso que se diz no partido e o que esperam os aliados de Isaac.
Respaldado em mais de 100 mil votos nas urnas, mas barrado pela lei da ficha limpa, o ex-prefeito fez o seu dever de casa política. Dos 11 prefeitos do seu partido no Estado, cinco estão na região Norte da Bahia, eleitos com sua colaboração.
Colaboração essa que já rendeu dissabores a Isaac, quando ele os acolheu em sua própria administração quando foi prefeito de Juazeiro.
Virar secretário de Rui é a única alternativa política, hoje, para Isaac Carvalho. Os mais próximos já admitem que sua ficha caiu e que as chances de ocupar um assento na Câmara dos Deputados se esvaíram.
O ex-prefeito agora depende da boa vontade do governador.
O tempo de Rui não é o mesmo tempo de Isaac. Eleito no primeiro turno com uma enorme diferença para o segundo colocado, o governador tem tempo, não tem pressa e não se sente pressionado. Aliás, Rui até deve acolher Isaac, mas deve estar de olho já na Prefeitura de Juazeiro para o seu partido. Que tem tudo, menos um nome competitivo até agora. É isso aí.
Homenagem a Geraldo Coelho
Ex-deputado estadual falecido no ano passado, Geraldo Coelho pode ter seu nome emprestado a Avenida da Integração, uma das principais de Petrolina. A proposta da homenagem partiu do médico Alexandre Mota, que já levou sua sugestão ao prefeito Miguel Coelho, sobrinho-neto de Geraldo. O ‘Trator do Sertão’, como ficou conhecido, foi o responsável pela construção da avenida à época em que foi prefeito.
Municipalismo forte
É isso que quer o prefeito Paulo Bomfim (PCdoB), agora na condição de vice-presidente institucional da União dos Municípios da Bahia. À imprensa da capital, após assumir o cargo, ontem (8), ele disse que a “expectativa para 2019 e 2020 é continuar juntos e construir ideias novas para sair do quadrado“, fortalecendo o municipalismo.
Itapetim eleva salário mínimo
Em Itapetim (PE), no Sertão do Pajeú, o prefeito Adelmo Moura (PSB) definiu esta semana, novo piso salarial para servidor. Enquanto o governo federal estipulou o salário mínimo de 2019 para R$ 998,00, o gestor assinou decreto elevando o valor do mínimo para R$ 1.006 no município, que será pago aos servidores efetivos e demissíveis, inativos e pensionistas, durante o ano de 2019.