Coluna do Blog

por Carlos Britto // 11 de março de 2019 às 07:00

Discussões políticas em torno da Apami e do Dom Tomás precisam ser encerradas

Quando já se pensava que a celeuma em torno das dificuldades financeiras que atingem a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) iriam arrefecer, mais um ‘disse-me-disse’ ganhou destaque na imprensa local.

Desta vez, a nova polêmica foi protagonizada pelo ex-prefeito de Petrolina e presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, e o vereador José Batista da Gama, num grupo de WhatsApp.

Atualmente em campos políticos distintos, os dois saíram em defesa das partes de seus interesses. Odacy reiterou justificativas do Estado, ao afirmar que os recursos das emendas parlamentares totalizando mais de R$ 5 milhões, do então deputado federal Adalberto Cavalcanti (Avante) e do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), não chegam ao Hospital Dom Tomás porque foram colocadas para outra instituição, o Hospital Dom Malan (HDM), o qual é gerido pelo Imip. Zé Batista tinha a resposta na ponta da língua e não deixou barato.

Segundo o vereador, que pertence ao grupo de FBC e faz oposição ao Governo Paulo Câmara, a Apami não pode receber tais recursos justamente porque o governo estadual não finaliza o credenciamento do Dom Tomás. Logo, só pode receber o repasse via Apami. Zé Batista lembrou ainda que o governo do qual Odacy hoje faz parte só repassa dinheiro à Apami por meio do HDM.

Ao seu estilo contundente que lhe é peculiar, o vereador aproveitou para cobrar essa e outras dívidas do Estado com Petrolina, a exemplo do Hospital da Mulher, prometido por Paulo Câmara.

Toda essa discussão, que ganha contornos políticos por conta do ano eleitoral, era esperada. Mas quem não pode esperar são os pacientes com câncer e seus familiares, que sofrem por conta da burocracia. Já passou da hora de deixar essas rusgas de lado e colocar o ser humano acima disso. Simplesmente por uma questão de dignidade.

Visita concorrida

A visita do governador Rui Costa (PT) ao município de Casa Nova, no norte baiano, agendada para esta terça-feira (12), deve reunir vários gestores da região. O chefe do Executivo estadual irá inaugurar a pavimentação de uma estrada e fará outros atos de governo na cidade. A solenidade está marcada para começar às 9h, no distrito de Pau a Pique.

Contas bloqueadas

As contas da Prefeitura de Mirandiba (PE), no Sertão Central, foram bloqueadas pela Justiça. Uma nota assinada pela prefeita Rose Cléa Máximo (PSD), diz que o problema envolve precatórios de débitos de gestões anteriores. O bloqueio, ocorrido no último dia 8, impossibilita o acesso às contas, a realização de quaisquer pagamentos a todos os funcionários e prestadores de serviços. A nota ressalta que os advogados da prefeitura estão tentando resolver a situação.

Coluna do Blog

  1. Clemilson Batista Negreiros disse:

    Esses palhaços ficam nesse bate boca , visando apenas interesses pessoais e enquanto isso a vida dos pacientes grita por um socorro que, ao que parece, não vai chegar. São uns INFAMES!!! Todos!!!

    1. Maria disse:

      É verdade! Talvez essa celeuma toda só vá se resolver quando o Ministério Público Federal entrar na questão e fazer um pente fino, uma auditoria em tudo, desde o Estado até as instituições Apami e Hospital Dom Tomaz, aí veremos quem tem razão e se resolver de uma vez por toda as pendengas das Instituições, do Estado e União em favor dos pacientes. Quem não deve não teme.

      1. Defensor da liberdade disse:

        Também apoio uma CPI envolvendo recursos públicos e essas fundações de saúde. Já que vão fazer a lava jato da educação, deveriam fazer a da saúde também, pode ter certeza que tem gente comendo dinheiro por fora dessas parcerias .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários