Coluna do Blog

por Carlos Britto // 09 de maio de 2019 às 07:00

Foto: Reprodução

O combustível caríssimo de nossa vida e o silêncio das autoridades

Em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), a mesma cantilena de sempre voltou à tona. A alta dos preços dos combustíveis na bomba e a forte impressão que pagamos o combustível mais caro do Brasil. O litro da gasolina agora custa em média R$5,09 nos principais postos das duas cidade. É disparada a maior média, a mais alta com relação ao preço de outros estados do país.

O que se diz e o que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustíveis (ANP) prega é que o majoramento é livre em todo o Brasil desde 2002 e é fixado pelos próprios atores, como distribuidoras, refinarias e proprietário de postos.

É claro que os postos repassariam o aumento, disso ninguém tem dúvida, mas não entra na cabeça de ninguém o alto preço praticado por essas bandas. E nem adianta falar em distância, impostos e coisas assim. Existem locais mais distantes e imposto é cobrado em todo território nacional.

E os políticos das duas cidades, dizem o quê? Os prefeitos, senador, deputados? Quem defende a comunidade dos preços extorsivos? Muito se fala em cartel, até audiência pública já se fez, mas parece que valia mais a foto que a discussão e as providências efetivas. Enquanto isso, o que resta é aceitar e ir rodando assim mesmo. Até que a sociedade acorde e tome, ela mesma, uma atitude, porque se depender dos agentes públicos vai continuar tudo como está. Até piorar.

Cadê ela?

Mais uma vez, este Blog volta a falar da vice-prefeita de Juazeiro, Dulce Ribeiro (PDT). Aliás, voltamos a questionar por onde anda doutora Dulce. Nada se sabe da vice, que mais parece ser fictícia. Não sabemos se é falha da Comunicação da Prefeitura, que não mostra as ações envolvendo a vice-prefeita ou se é questão pessoal em não querer aparecer. Um mistério.

De olho em 2020

O deputado federal e presidente do PSDB na Bahia, Adolfo Viana, de Casa Nova (BA) disse que os tucanos devem trabalhar para ter candidatura própria nas eleições municipais do próximo ano. O assunto veio à tona ao ser questionado sobre o interesse da vereadora Marcelle Moraes (sem partido) de ingressar na sigla para aumentar as suas chances na chapa majoritária como vice. “Eu acho que o PSDB tem grandes quadros e deve trabalhar para ter candidatura a prefeito (de Salvador)“, declarou Adolfo.

Coluna do Blog

  1. popo disse:

    Preços dos Combustiveis aqui em Petrolina e um Roubo…E tem muita gente conivente com esse Assalto aos Petrolineses…Vergonha esse Ministerio Publico de Petrolina…..So vao tomar providencia quando o Povo tomar providencia com as proprias maos……Ministerio Publico esta ensutando o Povo a ir pra as ruas e agir contra os Ladroes.

  2. Defensor da liberdade disse:

    Não adiantar bater nos postos de gasolina, tem que bater neste maldito monopólio do refino da Petrobrás. O chefe deste cartel está na ANP, hora de extinguir essa lástima.

  3. Paulo rogerio de araujo disse:

    Apelar para politicos não adianta eles que são os maiores ladroes do nosso país.

  4. O observador disse:

    Bom dia!!!!
    As autoridades públicas não estão nem aí para o aumento dos combustíveis pq eles só andam em carro oficial e nos que pagamos a conta. Pra abaixar temos que nos esforçar por um tempo em diminuir o uso dos veículo procurar meios alternativos pra se locomover e deixar a gasolina desses frescos apodrecer nos tanques, mas pra isso tem que ter coragem, que topar fazer isso tô dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários