Coluna do Blog

por Carlos Britto // 10 de maio de 2019 às 07:00

(Foto: Blog do Carlos Britto)

A Compesa e a vergonha nossa de cada dia

Este Blog publicou nesta quinta (9) que mais de 50 comunidades de Petrolina ficarão sem água nesta sexta-feira (10). E já estão.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) diz que a interrupção no fornecimento ocorre para que sejam realizados serviços de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrolina 1, que abastece as zonas central e leste da cidade.

Para chamar isso de péssimo ainda temos que correr muito.

Mas para não ser injusto a gente tem que agradecer a Compesa pelo aviso. Nós aqui do Blog, só estranhamos que tenha chegado quatro dias depois, pois esse é o tempo que não chega água aqui nem para fazer um chá.

Uma falta de respeito sem limites. E essa falta de respeito vai se espalhando pela cidade inteira. Não existe um só dia que alguém não registre a falta de água sem qualquer aviso prévio.

O pior é isso acontecer em comunidade que, em muitas vezes, estão a poucos metros do Rio São Francisco. Passou da hora, e passou muito, da Compesa se preocupar em menos glamour ou vender notícias que não são verdadeiras e começar a trabalhar com mais profissionalismo e até com mais humanidade. Ao invés de fotos nas mídias sociais da diretoria ou desculpas sem sentido na rádio, poderia fazer mais um pouco. Como mandar água pela torneira, por exemplo.

Defendeu Rui Costa

Quem saiu em defesa do governador Rui Costa (PT) na Câmara de Juazeiro foi o vereador Charles Leal (PDT). Na tribuna da Câmara, esta semana, ele disse que quem diz que o governo da Bahia não investe em Juazeiro “é mentira“. E elencou algumas obras do governo do estado, entre elas a Rodovia Salitre, Companhias da PM, entre outras.

E disparou

Charles Leal disse que os colegas sabem criticar, mas quando Rui vem a Juazeiro, todos querem tirar foto com ele. “Eu não tenho duas personalidades, sou o que sou. Quando ele vem aqui todo mundo fura fila para tirar uma foto com ele. Puxa o governador e diz isso a ele. O que eu digo aqui, digo em qualquer lugar. Ele vai vir para inauguração da Policlínica (em junho), vamos ver quantos vão ficar querendo tirar foto com ele. Levem as reivindicações para o governado“, sugeriu.

Governadores e o bloqueio

Governadores de estados da região Nordeste informaram na quinta-feira (9) que pediram ao presidente Jair Bolsonaro para rever o bloqueio de 30% no orçamento das universidades e dos institutos federais. Após o encontro, também disseram que pediram a prorrogação e ampliação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Coluna do Blog

  1. josefa maria disse:

    Sabe o que acho? Esse gerente da COMPESA tem de levar é uma cambada de pau pra falar a verdade. Conversa de manutenção. Alguma coisa muita estranha tem a[i. Aqui no Centro nunca faltava água, agora é direto essa safadeza. Acho que a cidade está sem condições de ser abastecida por esse Órgão incompetente. Deve ter de se fazer novas adultoras ou caixas d!água, sei lá que nome chamar. Mas que tem coisa aí que não querem dizer, isso tem. É um desrespeito com o usuário que paga contas exorbitantes.

  2. Empresa sebosa disse:

    A verdade que a COMPESA tanto esconde é a seguinte: as tubulações deles são antigas e totalmente frágeis. Eles não investem um centavo sequer em Petrolina há anos por conta de briga política. O resultado é que nós vivemos um racionamento por baixo dos panos.
    Todos os dias falta água, em todos os bairros da cidade. Eles diminuem a pressão durante o dia pra não estourar os canos, aí termina que a água não chega.
    E digo mais, essas “manutenções”, como a da matéria, que são quase que semanais não passam de conversa pra boi dormir. Isso não existe em lugar nenhum do mundo!

  3. Maria disse:

    A falta de água é diária em vários bairros da cidade. O questionamento a ser feito é, quando o abastecimento da água será estabelecido de forma eficiente para todos os bairros ?! Os valores que pagamos por taxa de água e esgoto, e que estão cada vez mais altos, não custeiam a manutenção das redes ?!

  4. alirio jose de castro disse:

    compesa o fim da picada

  5. alirio jose de castro disse:

    Senhores da companhia de saneamento de pernambuco C O M P E S A situada em petrolina que se dis uma cidade linda que mata seus moradores de pdio e raiva principalmente quando deixa faltar agua em só simplismente só 50 bairrinhos desta lindissima cidade lixo mau cuidada mau organizada principalmente mai elaborada pois como pode a compesa firma derrubada de terceira geraçao a geraçao esgoto pois e o que parece
    A populaçao de petrolina deveria fazer um baixo assinado comprar 500 litros de gasolina 600 litros de alcool e 400 litros de oleo diesel pegar todos esses liquido que passarinhos nao bebem e jogar na compesa e esperar que o sao joao chegue logo pois so assim nao precisaremos comprar lenha de fogueira pois ja teremos um grandississima fogueira so falçta para completar a festa comprar 4500 bombas de sao joao e papocar dentro da linda fogueira junina duvido com todas as letras se acontecesse isso mesmo o governo de pernambuco tomaria atitudes drasticas com essa bomba de compesa

  6. Amanda Pires disse:

    Eh um descaso desde de sexta feira não tem água e hj tercay feira acabou tudo tenho dois bebês a água da caixa acabou e não surgiu nenhuma gota qro ver qnd sair no jornal de São Paulo que a linda cidade de Petrolina está sem água oq o prefeito vai fazer essas gestão dos coelhos nunca deu importância a nós moradores só QR saber de dinheiro do país pra eles só próprios e para nós que votamos neles eles não tá nem aí alô alô prefeito se liga a população precisa de vc faca jus a sua candidatura e lute pelos seus eleitores neh …

  7. Dehi disse:

    Desde sexta que não tem água e a compra não resolve o problema, não aguentamos mais essa descaso, falta de respeito com o consumidor. A quase 5 dias sem água, ninguém merece, vamos ser sinceros que já era para privatizar a companhia de abastecimento de água de petrolina, o governo está pouco se lixando se a população está sendo bem atendida ao abastecimento de água. Todo mês deixamos melhores nos cofres públicos com as contas de água em dias, fazemos nossa parte e nada da compensa fazer a sua. Pagamos caro por água e saneamento básico aqui em Petrolina, coisas que não temos , nas ruas de Petrolina só se ver esgoto a céu aberto e água nas torneiras de casa virou raridade. Privatização já.

  8. Dehi disse:

    *compesa *milhões

  9. Franklin Wenzel disse:

    Aqui no Park Mandacaru está faltando água já a quade 10 dias e até agora, nada de águas nas torneiras.

    Não, eu nao acredito que a solução seja a privatização, pq, além de ser uma forma que sempre é usado para a corrupção e desvio de dinheiro por parte de políticos e empresários, o que toda empresa deseja é o lucro, então, isso não garantirá que teremos uma água de qualidade, água nas torneiras pode até vir, mas a questão é se ela virá com uma qualidade boa para o consumo, sem contar q a conta de água provavelmente virá ainda mais alta.

    A solução seria investimento por parte do estado do dinheiro dessas contas q pagamos e dos recursos públicos, bem como uma fiscalização maior por parte do governo para que os diretores e gerentes cumpram com o seu dever.

    Essas crises de abastecimentos seja, justamente, um jogo para que forcem a privatização da empresa, nao sejamos gados e nem manipuláveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários