Aliado de ontem, adversário de hoje
A política em Petrolina ganhou contornos todos próprios nos últimos tempos. Agora o aliado mais fiel pode não ser mais tão fiel assim. E agora fazem parecer normal.
Agora, por exemplo, o vereador Ruy Wanderley (PSC) é o líder do governo na Câmara, mas esse já declarou que não vai votar para reprovar as contas do ex-prefeito Julio Lossio (REDE), mais sagaz adversário do seu líder, prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB).
Do outro lado o defensor de outrora, vereador Ronaldo Silva (PSDB), pode ser o algoz das contas rejeitadas. Mesmo papel que hoje cabe também aos assessores Orlando Tolentino e Alvorlande Cruz. Isso sem falar de outros inúmeros que pularam dos mais diversos palanques.
A dança das cadeiras e dos espaços pode, sim, mudar na velocidade e na força da mudança dos ventos. Na política é assim.
Prefeito e ex-prefeito de Remanso de volta à berlinda
De acordo com o site Bahia Notícias, um inquérito vai apurar o não pagamento de multas pelo atual prefeito de Remanso, Zé Filho, e o ex-prefeito Celso Silva e Souza. Segundo o Ministério Público do Estado (MPBA), o fato tem a ver com uma representação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), que apontava irregularidades em gestão passada dos acusados. Segundo o MPBA, na representação do TCMBA há indício “grave da existência de sucessivos atos de improbidade administrativa”.
Comunidades rurais com sistema de abastecimento d’água
O deputado estadual Zó (PCdoB) recebeu a notícia da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), que finalmente foi autorizada e contratada a obra para o sistema de Tratamento e Abastecimento d’água para as comunidades do entorno do distrito de Maniçoba – Jazida VII, Lagoa das Cabras e o Riacho da Massaroca -, todas na zona rural. Cerca de 300 famílias serão beneficiadas. A previsão para o início da implantação do sistema será em março deste ano.
Alerta em dobro
Em apoio ao alerta enviado pelo TCE-PE e Ministério Público de Contas aos prefeitos dos 184 municípios, o MPPE determinou que os gestores pernambucanos que estiverem em atraso com a folha de pagamento de pessoal não deverão financiar festas e shows artísticos enquanto não quitarem os débitos com o funcionalismo público. A recomendação do MPPE orienta os promotores de Justiça para que instaurem procedimento investigativo para apurar o descumprimento do alerta do TCE.
Cobrança ao secretário
Os deputados Rodrigo Novaes (PSD) e Claudiano Martins (PP) solicitaram à Comissão de Agricultura a ida do secretário de Transporte, Sebastião Oliveira, a Casa Legislativa para falar sobre o plano de ação do governo estadual a respeito da construção de estradas no Interior neste ano.
Simpatizante de Odacy
O deputado estadual Odacy Amorim ganhou um simpatizante de peso no Recife. Trata-se do ex-vereador Osmar Ricardo, que preside o diretório da sigla na capital. Ele já deixou claro que se houver prévias no PT, vai apoiar Odacy como o nome da legenda para disputar o governo. Pré-candidato a uma vaga na Alepe, Osmar acredita que a candidatura da vereadora Marília Arraes seria apenas “um revanchismo” dela, por não ter sido indicada para disputar uma vaga na Câmara Federal em 2014, quando ainda estava no PSB.
Esse pessoal tem que aprender a separar as coisas. Legislativo não é extensão da prefeitura.
Que situação vergonhosa: a quase totalidade da Câmara debaixo de ordem para reprovarem ou ao menos tentarem reprovar as contas de Lóssio. Por quê? Simplesmente porque o tal grupo não aceita ser desafiado ou perder eleições para quem quer que seja, principalmente em Petrolina