MPPE aciona ex-prefeito de Lagoa Grande
A pouco mais de um ano das eleições municipais, o cenário político de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, é sacudido por uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que ajuizou uma ação civil pública por atos de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Dhoni Amorim.
O âmago dessa questão diz respeito ao fato de Dhoni ter sido notificado duas vezes pelo Ministério Público de Contas (MPCO) para adotar providências cabíveis com o objetivo de ressarcir aos cofres do município os R$ 357.736,00 imputados pelo Tribunal de Contas a Rose Garziera (também ex-prefeita), através do Acórdão TC 0905/12, mas o então gestor não seguiu a recomendação.
Coube então ao MPCO representar ao MPPE para responsabilizá-lo pela omissão danosa ao erário, o qual está pedindo o bloqueio das contas de Dhoni no valor que deveria ressarcir à época.
O ex-prefeito, claro, deve recorrer. Ele também terá o argumento de justificar que essa conta não era dele, quando assumiu a prefeitura. Mas o fato é que a oposição do qual Dhoni faz parte tem um revés no momento em que ainda se articula para 2020. E, ao menos por enquanto, não se sabe qual o peso que isso terá no grupo.
Valgueiro no Recife
O líder da oposição na Câmara de Vereadores de Petrolina, Paulo Valgueiro (MDB), está retornando do Recife, onde participou nos últimos dois dias da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente na função de delegado. “Esse tema precisa ser exaustivamente discutido. Não podemos admitir que nossas crianças e adolescentes sejam submetidos ao trabalho infantil penoso, ao invés de assegurar educação de qualidade para sua formação. Precisamos lutar pela garantia dos seus direitos.”, pontua o vereador.
E o Hospital da Mulher?
Integrante da bancada oposicionista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Antonio Coelho (DEM) até reconhece as ações do Governo Paulo Câmara na parte de segurança pública. Mas como representante do Sertão, ele promete muito barulho até o gestor atender uma reivindicação que prometeu em campanha: o Hospital da Mulher de Petrolina.