O jogo político esquenta em Cabrobó
Em Cabrobó (PE), sertão do São Francisco, a política pegou fogo este fim de semana. O prefeito Marcílio Cavalcante (MDB) demitiu a secretária da Mulher, Cultura, Esporte e Lazer, Virlane Saraiva. Seria um fato comum já que, demitir e admitir secretários é uma prerrogativa do prefeito. Mas é que Virlane é irmã do presidente da Câmara da cidade, vereador Dim Saraiva, que rompeu politicamente com o prefeito, o qual só soube depois da publicação de um blog local.
Para ficar ainda mais esquisito, o prefeito Marcílio Cavalcante usou as redes sociais para demitir a secretária.
Marcilio tentava segurar Dim Saraiva em seu grupo e evitar que este levasse à frente sua disposição de disputar a prefeitura. Queria Dim Saraiva apoiando sua reeleição.
O prefeito publicou em suas mídias sociais uma nota explicando o rompimento:
“Recebi com surpresa a notícia do rompimento do vereador Dim Saraiva com meu grupo político. Dim tinha um espaço no governo e trabalhamos incansavelmente para permitir sua eleição para presidente da Câmara. Tenho a consciência tranquila de ter honrado meus compromissos com o vereador. Político precisa ter lado e, claramente, o vereador demonstrou que o lado dele não é o meu”.
O fato é que Dim Saraiva dá um passo importante no jogo da sucessão, se juntando ao time dos postulantes como os ex-prefeitos Auricélio Torres e Eudes Caldas. Sem falar no ativista político Antonio de Nestor, que sempre coloca o seu nome para pleitear o cargo.
Ainda é cedo para que as cartas sejam colocadas na mesa de forma final em Cabrobó, e o jogo da sucessão ainda vai proporcionar novos embates de alianças. Mas o clima já esquentou, de verdade.
Entrega de cargos
Dois secretários da Prefeitura de Paulo Afonso, no norte da Bahia, deixaram os cargos comissionados à disposição do prefeito Luiz de Deus (PSD). Ana Clara (Desenvolvimento Social) e Wilson Pereira (Infraestrutura), respectivamente esposa e o irmão do ex-prefeito Anilton Bastos (Podemos). A Prefeitura não se manifestou sobre o assunto.
Cadê o IML?
Na última sessão da Câmara de Salgueiro (PE), no Sertão Central, alguns vereadores se manifestaram pedindo a retomada das obras de construção do Instituto Médico Legal (IML) da cidade. A unidade mais próxima a realizar o exame de necrópsia fica em Petrolina, a 250 quilômetros de distância, o que representa um transtorno para os moradores da cidade e das localidades vizinhas.
Cidadão Sobradinhense
O diretor-presidente de Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, Wilson Dias, receberá da Câmara de Vereadores de Sobradinho o título de cidadão. A solicitação foi apresentada pelos vereadores Elieze dos Santos, (Irmão Louro), Jarques Canturil e Cícero Xavier, e aprovada por unanimidade.