Coluna do Blog

por Carlos Britto // 20 de fevereiro de 2018 às 07:10

As eleições 2018 e o ritmo das câmaras municipais

Os trabalhos plenários na Casa Plínio Amorim recomeçam nesta terça-feira (20), após o recesso do Carnaval. Em outras cidades, a exemplo de Juazeiro (BA) e Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, vão ser abertos este ano.

Mas como este ano é de eleições, todo mundo que acompanha as sessões já conhece uma velha história. Os vereadores dividem suas tarefas nos legislativos com as de candidatos (aqueles que pretendem disputar um cargo) ou com quem será candidato.

Evidentemente o ritmo das casas legislativas não é o mesmo. Isso fica mais notório em ano de eleições municipais, mas também é comprovado em pleitos estaduais.

Em meio a esse cenário está a população, que quer ver seu vereador atuando como dele se espera. Nada mais justo. Só é muito difícil que isto aconteça.

Capacitações para beneficiários do Chapéu de Palha

Em Petrolina, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) iniciou ontem (19) o ciclo de capacitações de orientação profissional para os beneficiários do programa Chapéu de Palha. Há turmas até a sexta-feira (23). A participação nos cursos de capacitação do beneficiado ou de alguém do seu núcleo familiar é um dos requisitos do programa. No entanto, o trabalhador que já tiver sido capacitado poderá apresentar o certificado e ser dispensado de fazer nova capacitação.

Oposição unida em Terra Nova

Em Terra Nova (PE), Sertão do São Francisco, os cinco vereadores do grupo de oposição na Câmara Municipal estão unidos e pretendem lança um nome para concorrer à Mesa Diretora da Casa, na eleição que deverá acontecer no mês de junho. Em reunião com a ex-candidata, a prefeita Naiara Cabeleireira, e outras lideranças, no último final de semana, eles trataram de fortalecimento do grupo. Ficou decidido que o vereador Bado buscará a presidência. Eduardo Callou e Duíla do Lazão compõem a chapa como primeiro e segundo secretários, respectivamente.

Contra a reforma

De volta à Câmara Federal, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) mantinha a expectativa de que a proposta de reforma da Previdência enviada pelo presidente da República, Michel Temer (MDB), fosse discutida ainda esta semana. Mas caso o decreto de Temer referente à intervenção das Forças Armadas no Rio de Janeiro seja aprovado no Congresso, essa matéria ficará muito para depois. Ou seja, até o final de 2018 essa pauta não entrará na Câmara.

Elogios ao ‘padrinho’

Com homenagens aos educadores e profissionais da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, o prefeito Paulo Bomfim e a secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves, abriram ontem (19) o ano letivo de 2018 com a Jornada Pedagógica. O evento reuniu mais de 2 mil profissionais da Educação, no Colégio Paulo VI, além de autoridades, pais e alunos. Na ocasião Bomfim aproveitou para elogiar seu padrinho político, Isaac Carvalho, o qual integra sua equipe atualmente como assessor especial. “É muito gratificante ouvir estes depoimentos, resultado de um trabalho intenso realizado na Educação, iniciado na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários