A oposição de Juazeiro e o fator Bandeira
O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB) prepara-se para o desafio mais complicado de sua vida: a disputa da reeleição. Ao contrário de sua primeira eleição, quando aparecia com avaliação superior, Bomfim vai enfrentar a oposição com os desgastes da administração.
Não é uma característica apenas de Juazeiro. A reeleição costuma colocar o candidato quase em um tribunal do júri e o prefeito será julgado pelo resultado de sua administração. Carismático e boa praça, Paulo vai enfrentar um eleitor ativo nas mídias sociais e uma oposição que apresenta agora quase 20 nomes para a disputa.
Pode ser essa a maior vantagem do prefeito comunista. A oposição não se entende e é uma missão complicadíssima que alguém possa unir esses atores para a disputa eleitoral. Todos os novos que se apresentam agora tendem a se vender como o novo, o diferente, a nova possibilidade capaz de administrar uma cidade que apresenta muitos desafios.
O maior player da oposição é, seguramente, o ex-prefeito Joseph Bandeira. Carismático e irreverente, é o fiel da balança da eleição. Todos os candidatos da oposição sonham com o seu apoio e afirmam que “ele não ganha, mas se apoiar a eleição é garantida”.
Mas não é assim que a banda toca para o velho poeta. Bandeira acredita (como em toda eleição) que sua hora chegou e que na chapa que ele estiver só tem um vaga em aberto: a de vice, pois ele é candidatíssimo na cabeça da chapa. E, historicamente, a chance de Bandeira abrir para alguém é quase zero. “Quem quiser disputar, que venha para baixo de minha asa”, teria dito ele a alguns aliados. Não tem nenhuma gravação dessa frase, mas quem duvida que ele a proferiu?
Agenda em conjunto
Em meio às investigações da Polícia Federal (PF), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e Fernando Filho (DEM-PE) cumpriram agenda em Petrolina, no último final de semana. Antes, gravaram um vídeo agradecendo mensagens de apoio de correligionários. Em seguida participaram de ações da prefeitura alusivas aos 124 anos do município, comemorados no último sábado (21).
Isaac em Jaguarari
O ex-prefeito de Juazeiro e atual assessor do governador Rui Costa, Isaac Carvalho (PT), esteve na cidade de Jaguarari, norte da Bahia, no último final de semana. A pauta passou pelas eleições de 2020. “Debatemos sobre a conjuntura política atual da cidade e os próximos passos para o fortalecimento de um grupo comprometido com a cidade. Um grupo forte e unido que conta com apoio dos vereadores Val do Jacunã e Marcos Quito, o ex-vice-prefeito Zé Roberto, a ex-vereadora Clenilda Ananias, a ex-secretária de Finanças Elizângela, e a liderança política Zezinho das Flores, dentre outros nomes fortes da política local”, destacou Isaac, através das redes sociais.
Os políticos são corruptos não é culpa deles não é a culpa é do povo que defende eles
Verdade. O cara com improbidade administrativa e ainda tem 100 mil votos. O povo tem o político que merece. Depois ainda reclama porque a cidade não sai da lama.