Coluna do Blog

por Carlos Britto // 26 de setembro de 2019 às 07:28

O embate na Casa Plínio Amorim e a campanha fora de hora

Como já se temia, o clima eleitoral de 2020 começa aos poucos a dar o ar da graça na Casa Plínio Amorim muito antes do que deveria. Depois de dois requerimentos da oposição, derrubados na sessão da última terça-feira (24) pelos governista, o embate entre as duas bancadas começa a se tornar mais acirrado.

Um dos motivos foi um pedido de informações da bancada oposicionista sobre empresas prestadoras de serviço à prefeitura de Petrolina, citadas numa operação da Polícia Federal (PF) que foi autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso. Tais empresas supostamente teriam se beneficiado de verbas públicas como forma de quitar empréstimo obtido pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) em 2014. FBC e um dos seus filhos, o deputado federal Fernando Filho (DEM), são investigados pela PF.

Dois integrantes da oposição preferiram não seguir os colegas. Elismar Gonçalves (MDB) ausentou-se da sessão por motivos particulares. No entanto ele disse ao Blog que, mesmo se tivesse presente, não assinaria o requerimento por desconhecer o inquérito contra o senador.

Cristina Costa (PT) também tomou a mesma decisão, e foi mais longe. Como também não tem conhecimento do teor das investigações, a vereadora alegou apenas que a operação refere-se ao período de 2012 a 2014. Nessa época Fernando Bezerra era ministro da extinta pasta de Integração Nacional no Governo Dilma e, portanto, Cristina teme “manobras políticas” para prejudicar seu partido.

Agora, como se para devolver o que consideram “palanque político” da oposição, os governistas liderados por Aero Cruz (PSB) articulam uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a licitação do São João de Petrolina no Governo Julio Lossio. A pergunta que não quer calar: será que a população quer mesmo ver uma disputa político-eleitoral nesse momento? A campanha só começa a partir de março de 2020, mas infelizmente é possível que na Câmara de Petrolina esse seja apenas um “detalhe”.

Debate sobre usina nuclear

O debate sobre a possível construção de uma usina nuclear no  município de Itacuruba (PE), no Sertão de Itaparica, foi aprofundado pelos parlamentares da Alepe na quarta (25). Pela manhã, um grupo visitou o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE) para conversar com cientistas que trabalham na área e são a favor da instalação do equipamento. À tarde, o assunto foi tema de pronunciamentos dos deputados Antonio Fernando  (PSC) e João Paulo (PCdoB) durante a Reunião Plenária. Está prevista uma audiência pública sobre o tema na Alepe no próximo dia 7 de outubro. Além disso, os parlamentares pretendem visitar usinas nucleares em Angra dos Reis (RJ), entre os dias 16 e 18 do mesmo mês.

Miguel convidado

A bancada de oposição na Casa Plínio Amorim não descansa. Agora, a ideia é convidar o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (sem partido), para dar explicações no Legislativo Municipal sobre os últimos acontecimentos, segundo informou o vereador Gabriel Menezes ao Programa Canal Aberto, da Rural FM.

Coluna do Blog

  1. Machado Freire disse:

    Bom, vai servir para que o material – documentos e dinheiro envelopado que a Polícia Federal localizou nos endereços de Fernando Bezerra Coelho e seu filho que tem o mesmo nome? Vão pro museu da virgintdade pura e sem mácula, ou para as profundezas do inverno? Pra que tanta conversa mole para encobrir os erros de uma família que ser arvora de ser “forte”, de ter “poder” e dizer de peito estufado “aqui é Petrolina”. Vamos deixar de cavilação e cair da real explicita: estão sendo investigados porque têm um tremendo rabo de palha. Que os processos tenham andamento e que eles sejam julgados na forma da Lei. Lula -que não é santo e apoiou uma porrada de cabras safados, está preso por muito menos, pois ele nem chegou a usar o triplex. É por ai, minha gente !

  2. popo disse:

    Machado a lei tem que ser pra todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Comentários absurdos esse cara fez , não merece voltar a câmara, e ainda acha pouco os auxílios e regalias que…