Coluna do Blog

por Carlos Britto // 22 de fevereiro de 2018 às 07:20

O ‘novo’ Nova Semente de Miguel Coelho

O início das atividades do Programa de Primeira Infância Nova Semente começou em Petrolina esta semana. E começou sem a celeuma vista no final do ano passado, quando o prefeito Miguel Coelho anunciou algumas mudanças, gerando rumores sobre um suposto fim do programa.

O barulho foi tão grande que até aposta entre vereadores existiu. O governista Aero Cruz (PSB) prometeu que, caso o Nova Semente acabasse, repassava seu salário ao integrante da bancada de oposição, Gabriel Menezes (PSL), responsável pela denúncia na Casa Plínio Amorim.

Em novo formato, o programa recomeçou com pedagogas em todas as salas de aula, e com assistência em tempo integral às crianças. A medida deve aliviar sobretudo a vida dos pais que trabalham fora.

A atual gestão também assumiu a responsabilidade de arcar com a reforma em todas as unidades, acabando com a obrigação da comunidade em ‘rachar’ as despesas com o município, como acontecia na gestão passada.

Por este motivo, o reinício do Nova Semente foi tranquilo e sem elogios por parte dos pais. O que por si só já é um ponto positivo para a administração. Se houvesse reclamações, aí sim seria um sinal de que a nova proposta não estaria no caminho certo.

Rebelião’ na Câmara de Juazeiro

Parece que o discurso do prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) na abertura dos trabalhos da Casa Aprígio Duarte Filho, na última segunda-feira (19), serviu para criar uma ‘rebelião’ na Casa Legislativa. Além do vereador Allan Jones (PTC), os colegas Neguinha da Santa Casa (PMDB), Bené Marques (PSDB) e Joseilson Marcelino (PTB) se mostraram contrários às declarações do gestor. E eles não ficaram calados. Colocaram a boca no trombone e, além da Maternidade, também teceram críticas às demais unidades de saúde da cidade.

Auxílio extra para municípios baianos

Um auxílio de R$ 186 milhões para os municípios baianos foi aprovado nesta semana pelo Congresso Nacional. A quantia foi reivindicada pelos prefeitos do Estado em mobilizações desde novembro passado. O crédito vem da Medida Provisória 815/2017, que autoriza a União a transferir recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em 2018, destinado à superação de dificuldades financeiras emergenciais. A sessão que autorizou o repasse para as cidades foi acompanhada em Brasília pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

Recuperação de rodovias

Duas rodovias federais que cortam Juazeiro (BA) – as BRs 407 e 235 – devem passar por melhorias já a partir do próximo mês de março. A informação é da assessoria do deputado federal José Carlos Araújo (PR). Na BR-407, o serviço deve ser feito até a Ponte Presidente Dutra. Na 235, há previsão de uma operação tapa-buraco, também no trecho que vai até a ponte, passando por Piranga.

Geres para Itaparica

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) solicitou, nesta quarta-feira (21), ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, a instalação da 13ª Gerência Regional de Saúde (Geres) no Sertão do Itaparica. “Esta é uma grande conquista para a região, que atualmente se divide em três gerências”, comentou o parlamentar. Participou da reunião o secretário de Saúde do Estado, Dr. Iran Costa.

Sem material escolar

Em Salgueiro (PE), Sertão Central, o retorno às aulas na rede de ensino municipal de ensino, na última terça (20) gerou críticas por parte da vereadora Eliane Alves (PSB). Ela afirmou que, pelo segundo ano consecutivo, a prefeitura repetiu o mesmo problema do ano anterior, começando o ano letivo sem entregar aos estudantes uniformes e material escolar. Eliane afirma ainda que o transporte dos estudantes também é problemático. Com a palavra, a prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários