Coluna do Blog

por Carlos Britto // 02 de outubro de 2019 às 07:00

Miguel Coelho. (Foto: Gabriel Siqueira/Blog do Carlos Britto)

Miguel Coelho e suas chances de reeleição em 2020

Uma reportagem do Portal LeiaJá reforçou o que este Blog já havia analisado recentemente sobre o atual prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (sem partido) sobre suas chances de reeleição em 2020. Além dele, os gestores de Jaboatão dos Guararapes e Olinda (Região Metropolitana) comandadas, respectivamente, por Anderson Ferreira (PL) e Lupércio Nascimento (SD), e  a de Caruaru (Agreste), governada por Raquel Lyra (PSDB) são vistos com chances reais de serem reeleitos.

Principal cidade do Sertão pernambucano, Petrolina carrega uma característica semelhante com Jaboatão dos Guararapes. A exemplo do prefeito Anderson Ferreira, Miguel Coelho, tem buscado o governo federal – cujo líder no Senado é seu pai, Fernando Bezerra Coelho – para driblar os impasses estaduais.

“Jaboatão e Petrolina escolheram um caminho importante, eles conseguiram uma conexão com o governo federal no momento em que o Estado vive um deslocamento ideológico do governo. Eles conseguiram atrair ministros e investimentos federais”, ponderou a cientista política Priscila Lapa.

Na avaliação dela, o contexto político atual do Estado tem imprimido uma avaliação negativa do governador Paulo Câmara (PSB) e isso pode ajudar Anderson Ferreira e Miguel Coelho no próximo ano, além de Raquel Lyra. “Eles são prefeitos de municípios que não estão fechados de cara com o governador e isso, historicamente, contou como um fator para colocar em dúvida a reeleição de prefeitos em Pernambuco. Por outro lado, temos um governador mal avaliado, que apesar de ter sido reeleito está longe de ser um governo tranquilo“, observou.

Em Petrolina, as obras e investimentos do governo municipal estão pelos quatro cantos da cidade. Esse é o lado positivo. A outra questão é o fato de que Miguel apoia o Governo Bolsonaro, que vem implementando questões como a Reforma da Previdência, vista por muitos como prejudicial ao trabalhador. O petrolinense, quando colocar na balança esses dois fatores na hora de votar, vai levar em consideração qual deles? Por enquanto, o cenário é positivo para Miguel. Resta, agora, esperar o jogo eleitoral chegar.

Salários pagos

A Prefeitura de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, cumpriu o Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC) firmado perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e iniciou pagamento de salários atrasados aos servidores do município. De acordo com o MPPE, a gestão municipal pagou metade dos atrasados e comprometeu-se a pagar o restante da dívida até o final deste ano, em 3 parcelas nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Saiu do sério

O vereador oposicionista Professor Gilmar Santos (PT) saiu do sério, ontem (1), com mais um requerimento derrubado pelos governistas. Solidário ao colega e lider da oposição, Paulo Valgueiro (MDB), que pedia parte do terreno do antigo Colégio Motiva para a comunidade, ele deixou sua pergunta no ar: “para que serve a Câmara, se não pode aprovar o pedido de uma comunidade?”

Coluna do Blog

  1. Josué disse:

    Não tenho dúvidas que Miguel é a melhor escolha p Petrolina continuar crescendo em ritmo acelerado.

  2. Defensor da liberdade disse:

    Espero que quando for fazer a propaganda, o prefeito também ponha os sucessivos aumentos de impostos que seu governo impôs. É um desafio que eu faço.

  3. Petrolina é da população e não de uma familia disse:

    \ Lucas, Odacy e Júlio vão pressiona-lo e existem dúvidas do quanto ele era suportar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários