Isaac recebe a portaria que enfraquece ele e Paulo Bomfim
O ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PT), largou o cargo que tinha no Governo da Bahia e voltou ao governo municipal. O evento é estranhíssimo, mas a notícia caiu como uma bomba na cidade. Ele assumirá hoje (3) a Secretaria de Governo na prefeitura.
A desculpa para esta decisão é padrão: “Quis estar perto, fui convocado, vim ajudar...”. Mas essa não é a verdade inteira e as motivações reais ainda vão vir à tona.
Até os vitrais da catedral de Nossa Senhora das Grotas sabem que Isaac assumiu uma assessoria do Governo Rui Costa contrariado. Por sua votação e liderança (embora tenha ganhado e não levado o mandato de deputado federal) esperava um posto de maior destaque.
Mesmo tendo obtido mais de 100 mil votos nas eleições de 2018 para deputado federal, Isaac não teve o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral após ser enquadrado pela Lei da Ficha Limpa. Mostrou força e liderança na região Norte da Bahia. Mas, dessa forma, o governador não o achou merecedor.
A volta de Isaac ao governo municipal é uma decisão ruim do ponto de vista político para o prefeito Paulo Bomfim (PCdoB). Já se espalhou na cidade a piada de que a cidade tem dois prefeitos, pois Isaac é quem realmente seria o gestor. Será que não existe uma equipe consultiva ou uns amigos desinteressados em agradar e comprometidos com o acerto, que tenham desaconselhado essa decisão atabalhoada?
Isaac tem, sim, uma contribuição para o governo. Mas não precisa do cargo para aconselhar o prefeito, que lhe tem respeito e amizade.
Juazeiro precisa romper com ações provincianas e pensar grande, do tamanho das aspirações do seu povo. Uma comunidade cansada de ‘BA-VI’, de políticas amadoras e sem resolutividade. Quando Isaac Carvalho recebe a portaria, enfraquece o amigo que deveria fortalecer. E, para ele, uma portaria não muda nada, mas fragiliza em tudo. É isso aí.
O pai do vice
Em Araripina o ex-prefeito Emanuel Bringel, pai do atual vice-prefeito Bringel Filho, está se mexendo. Quer voltar a ser candidato a prefeito. Seu único impedimento seriam restrições da justiça eleitoral. Se resolver vai pra briga.
Vai pagar os professores
O prefeito de Salgueiro (PE), Clebel Cordeiro (MDB), se reuniu com o Sindicato dos Professores da cidade para anunciar que vai enviar um projeto de lei à Câmara Municipal para pagar 60% dos precatórios do governo federal. O investimento é na casa dos R$ 15 milhões. Os professores adoraram.
Prefeitos multados
Na sessão de ontem (2), o TCM-BA julgou procedente denúncia formulada pelo vereador da cidade de Saúde (norte do estado), Claudiano de Menezes Jatobá, contra Sérgio Luiz da Silva Passos, prefeito de Saúde, João Dantas de Carvalho, prefeito de Ourolândia e Adilson Almeida Nascimento, prefeito de Mirangaba (ambas cidades da mesma região). O conselheiro Fernando Vita, relator do parecer, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a prática de improbidade administrativa em razão da acumulação ilegal de diversos cargos públicos, nos três municípios, por um único servidor. Os conselheiros do Tribunal aprovaram, ainda, a aplicação de multa no valor de R$ 2 mil a cada um dos prefeitos. Cabe recurso da decisão.
Será que vai ter troco?
As duras críticas feitas pelo governista Alvorlande Cruz (PSL) contra o líder da oposição, Paulo Valgueiro (MDB), e seus dois colegas de bancada, Gabriel Menezes (PSL) e Professor Gilmar Mendes (PT), ponde render mais pano para mangas na Casa Plínio Amorim. A este Blog Alvorlande disse que os projetos de lei dos três juntos “não cabem numa caderneta”.
Juazeiro sendo Juazeiro. E o povo que pague por dois prefeitos ou melhor, um só e todos sabem quem é quem no jogo. Quem serve e quem é servido. Outro dia vi nesse blog alguém colocando dados de arrecadação do Mercado do produtor, do SAAE e acho que de outros meios e que falava que em Juazeiro arrecadavas-se muito mai que na nossa vizinha Petrolina, bem pode até ser isso, mas dessa forma os governantes deveriam ainda mais envergonhados, pois se arrecada mais e se desenvolve menos, cresce menos e dá boas condições de vida muito menor a sua população. Assim a prefeitura segue, apadrinhados, 2 prefeitos, cabides e o povo sem nada e muita muriçoca.
Que falta faz um Coelho em Juazeiro…