Pessoas em situação de rua e a realidade que preocupa Petrolina
Salta aos olhos em Petrolina o cenário preocupante das pessoas em situação de rua. Elas podem ser vistas diariamente em vários locais da cidade, até mesmo nos arredores da prefeitura.
Esse assunto, inclusive, motivou os vereadores de oposição Paulo Valgueiro (MDB) e Professor Gilmar Santos (PT) a apresentarem requerimento solicitando uma audiência pública na Casa Plínio Amorim sobre o assunto. Eles querem debater a realidade da população em situação de rua, suas necessidades e demandas, além de abordar sobre as políticas públicas existentes e os custos sociais decorrentes.
O requerimento deve ser votado na sessão plenária de logo mais. Apesar de Valgueiro e Professor Gilmar serem da oposição, é muito provável que desta vez os governistas não barrem a proposta. O assunto é sério e não tem nada de politicagem. Precisa, sim, ser analisado.
Afinal de contas, essa questão é de responsabilidade de todos: do governo federal, dos Estados e dos municípios brasileiros. As garantias constitucionais de dignidade da pessoa humana e do direito à moradia já colocariam essa responsabilidade ao Estado, mas também foram feitas leis específicas para essa população.
A principal delas foi a Política Nacional para População em Situação de Rua, implementada em 2008, em que há uma série de determinações, como a capacitação de profissionais do direito, a oferta de serviços de assistência social, na inclusão da população na intermediação de empregos, na criação de alternativas de moradia, entre muitas outras.
O governo federal tem a obrigação de ajudar a financiar os projetos e serviços apenas em municípios com população superior a 100 mil habitantes ou municípios com mais 50 mil habitantes que integrem regiões metropolitanas. Mais do que críticas, é necessário que toda a sociedade ajude a apontar soluções para essa problemática, que se alastra por todo o país, não apenas em Petrolina. Os vereadores querem fazer sua parte, bem como a prefeitura tem procurado agir. Isso já é um bom começo.
Bem alinhados
Em Serrita (PE), no Sertão Central, o prefeito Erivaldo Oliveira e o ex-prefeito Carlos Cecílio estão bem alinhados com vistas às eleições de 2020. Eles foram juntos a Brasília, ontem (16), onde se reuniram com os deputados Fernando Filho, Marília Arraes e Gonzaga Patriota. Ainda na capital federal, Erivaldo e Carlos Cecílio participaram de audiência no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em busca de investimentos para o município.
Nome forte
Presidente do PSL de Petrolina, Coronel Leite afirmou a este Blog que o vereador Gabriel Menezes é, sim, nome forte do partido para disputar a prefeitura em 2020. Segundo Leite, Gabriel vem se destacando em seu primeiro mandato na Casa Plínio Amorim e já deixou claro que não disputará reeleição. O detalhe é que o presidente pesselista deixou claro que a legenda ainda não fala em nomes para a majoritária. Mas que terá candidato, terá.
Pessoas que não dispõem nem do básico para sobreviver.
Situação triste.