Os números de Miguel e as promessas de mais obras
Em nota publicada por este Blog, nesta quinta (17), o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) considerou normal o resultado da primeira pesquisa realizada sobre as eleições 2020 na cidade. O levantamento feito pelo Instituto Opinião mostra uma vantagem de 32% do prefeito Miguel Coelho (MDB), que vai tentar a reeleição, para os principais candidatos cotados para a disputa.
Para Lucas Ramos, “os números mostram um momento específico de intenção de voto, influenciado por uma enxurrada de outdoors espalhados pela cidade promovendo a imagem do prefeito, ferindo, inclusive, a legislação eleitoral, o que se configura campanha antecipada”.
O socialista diz que “ainda assim, com todo o volume de obras e investimentos bradados nas peças publicitárias, Miguel cresce apenas 7%, tendo em vista que em 2016 obteve 38% dos votos”.
Quanto às críticas sobre a publicidade, é a opinião do deputado e essa deve ser respeitada, mas quanto aos números há controvérsias.
A perspectiva da análise de Lucas de que haverá segundo turno é fria quando não analisa os votos válidos que não levam em consideração brancos, nulos e indecisos. Considerando os cálculos dos votos válidos no cenário estimulado, segundo a pesquisa, Miguel ganharia no primeiro turno com 55,5%.
É claro que é cedo demais para qualquer comemoração, mas desconsiderar que, a pouco menos de um ano da eleição, o número do atual prefeito lhe remete a uma vitória é um erro. Pesquisa é uma amostra do momento atual e tudo pode mudar. Para pior ou para melhor.
Em conversa com este blogueiro o prefeito se disse satisfeito com os números, mas espera ampliar o trabalho e, consequentemente, sua presença na cabeça dos cidadãos. “Se você acha que já viu obra e trabalho, meu caro blogueiro, você não viu nada. O que vem por aí é ainda maior”, anunciou Miguel.
Secretária no Pajeú
A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, visitará nesta sexta-feira (18) o Sertão do Pajeú. Ao lado dos prefeitos Marconi Santana (Flores) e João Batista (Triunfo) Fernandha vai vistoriar pela manhã a PE-337, que liga as duas cidades. À tarde, acompanhada do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, ela vai verificar em campo a instalação dos kits de irrigação.
Ceticismo à mostra
Era mais do que previsível a reação dos adversários do prefeito Miguel Coelho (MDB), na Câmara Municipal em relação ao resultado da primeira pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Petrolina. O ceticismo foi colocado à mostra, com todas as letras, pelo líder da oposição, Paulo Valgueiro (MDB), e por Gabriel Menezes (PSL). Ambos sugeriram que os números foram forjados. A temperatura pré-campanha tá começando a esquentar.
Essa pesquisa é um simples chute de quem seriam os candidatos. Muitos podem aparecer até lá, inclusive a formação de um “chapão” de oposição.
No mais o único que está em campanha é o próprio prefeito, com uso da propaganda da máquina pública e até cargos comissionados que vão até as mídias dizer que o prefeito é o melhor para Petrolina nas eleições, inclusive em horário de expediente.
Mas já que o prefeito é de bom de propaganda, deveria informar na propaganda também os sucessivos aumentos de impostos para custear as muitas obras pela cidade. Afinal que espécie de boa gestão é essa que faz tudo e empurra a conta para o povo pagar?
Sabe de nada inocente!! #defensor da liberdade#
Em 2021 teremos um novo prefeito. Petrolina precisa de um prefeito com responsabilidade.
Esse prefeito. Deveria investir mais era na saúde. Hdm(imip).tá parecendo um descaso com a população.
Ele está fazendo um fundo reserva, com essas obras Superfaturadas, para a próxima campanha.e olha que não são poucas.