Coluna do Blog

por Carlos Britto // 21 de outubro de 2019 às 07:10

Foto/reprodução

O Sertão e a disputa nacional

A luta política não começou apenas aqui, em nosso concorrido Sertão. Na verdade, de Olinda a Petrolina, o ambiente político já tomou conta dos municípios.

Mas em todas eles já se comenta a eleição no plano nacional e a disputa pela presidência já mostra os seus sinais. Carlos Brickmann já escreveu que se o processo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva for anulado e ele percorrer o Brasil em campanha, as condições mudam, para melhor ou pior.

Mas o que temos hoje é uma surpresa: Luciano Huck, que nem partido tem, está forte na pesquisa, no segundo turno.

Bolsonaro, líder da pesquisa no primeiro turno, tem empate técnico com Huck, no limite, no segundo turno: 38% a 34%. Contra Moro, também haveria empate técnico, mas ao contrário: 38% a 34% contra Bolsonaro. Moro bateria Lula por 50% a 37%.

Outros cenários: Huck perde para Moro, tem empate técnico com Bolsonaro (com vantagem numérica para Bolsonaro), bate Lula, Haddad, Amoedo, Dória – todos. Moro tem empate técnico com Bolsonaro (mas com vantagem numérica) e derrota os demais candidatos no segundo turno. Se houver crescimento da economia e do emprego, muda tudo. Por enquanto, a pesquisa é apenas um retrato a ser pendurado na parede, esperando os novos fatos.

Só uma aprovação

Com base em um novo estudo, o prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz (PRP), mandou à Câmara Municipal da cidade um projeto de reforma previdenciária. A proposta do prefeito é aumentar de 11% para 13,5%
a contribuição dos servidores, e de 13% para 17% a contribuição patronal. Os vereadores não toparam tudo. Aprovaram o reajuste patronal e rejeitaram o dos servidores.

Aurivalter fica

O presidente Jair Bolsonaro aceitou a indicação de Luciano Bivar, com quem está em rusgas, e nomeou Antônio de Rueda, presidente do PSL em Pernambuco, para a direção regional do DNOCS. O presidente confirmou ainda que manterá a superintendência da Codevasf  de Petrolina sob controle integral do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Aurivalter Cordeiro deve ser mantido.

PT sob nova direção

Na Bahia e Pernambuco, dois dos principais Estados do Nordeste, o Partido dos Trabalhadores escolheu ontem (20) seus novos dirigentes. Na Bahia, o eleito foi Éden Valadares; já em Pernambuco Doriel Barros vai comandar a executiva estadual. Ele recebeu apoio da principal liderança do PT, senador Humberto Costa, e do atual presidente do IPA, Odacy Amorim, e sua esposa Dulcicleide.

Aeroporto de Serra Talhada

A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, anunciou mais uma etapa de trabalho para viabilizar a operação comercial do Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, Sertão do Pajeú. Em visita à região no último final de semana, a secretária anunciou que nesta segunda-feira (21) haverá uma importante reunião com a Infraero para avançar no processo de certificação do equipamento. Segundo Fernandha, o aeroporto está na fase final de aprovação dos projetos da Secretaria de Aviação Civil.

O ‘trator’ Miguel Coelho

Após trazer de volta para seu grupo político o ex-vereador Dr.Pérsio Antunes, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), conseguiu o apoio dos ex-vereadores Ailton Guimarães e Raimunda Sol Posto. Estes já foram importantes aliados do ex-prefeito Julio Lossio (PSD).

Coluna do Blog

  1. CIDADÃO disse:

    RAIMUNDA NÃO AGUENTOU FICAR TANTO TEMPO LONGE DAS TETAS A ONDE CONSEGUE EMPREGAR A FAMILIA TODA. KKKKK

  2. Defensor da liberdade disse:

    É claro que o presidente vai manter a Codevasf nas mãos de Bezerra, seu governo é uma barca furada e precisa das raposas velhas para não afundar antes da hora. O que eu acho engraçado é que o presidente foi eleito com o slogan de acabar com o toma lá, dá cá da velha política, e continua negociando cargos em estatais com os partidos em troca de apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários