Domingos de Cristália e sua batalha para reaver o mandato
Na tentativa de reaver seu mandato de vereador da Câmara de Petrolina, que lhe foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) há três meses, Domingos de Cristália sofreu um novo revés. Aliás, dois.
Segundo informações obtidas por este Blog, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Frederico Ricardo de Almeida Neves, derrubou o recurso especial de Domingos pelo qual garantiria que seu processo seguisse para a última instância em Brasília, ou seja o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Domingos foi cassado por ilicitudes cometidas em sua campanha de 2016 à Casa Plínio Amorim, mas ele contesta. Diz que as denúncias contra ele referem-se a uma obra de pavimentação em Izacolândia, na zona rural da cidade (uma das bases eleitorais do vereador), que custou R$ 1,2 milhão, além de uma praça do Clube de Bairro, horas/máquinas em comunidades rurais e de ter conseguindo trazer para o Cartório Eleitoral de Petrolina, 2,6mil eleitores para fazer a biometria. O ex-vereador se diz vítima de uma “perseguição política” em Petrolina.
O fato, porém, é que o próprio TRE-PE já impôs a Domingos duas derrotas fragorosas ao analisar e constatar que houve, sim, irregularidades quanto à lei eleitoral. A decisão de Neves em negar o recurso de Domingos corrobora com a análise da Corte sobre o processo.
Para completar, o ministro do TSE que havia, em agosto, concedido mandado de segurança a Domingos garantindo seu retorno à Casa, deu um prazo de três dias para que ele se manifestasse, mas ele perdeu esse prazo. É possível que Domingos ainda possa entrar com um agravo junto ao TRE-PE, pedindo o direito de se defender no TSE. Como sempre foi um obstinado na vida, Domingos não demonstra que irá desistir fácil. Ele mesmo já disse isso com todas as letras, mesmo sabendo que sua batalha pode estar chegando ao final.
Mais um pré-candidato
Surgiu mais um nome que pode concorrer a prefeito de Juazeiro (BA). Trata-se do pastor e empresário Raffani Stefani Fonseca, mais conhecido como “Raffani de Madureira”. Ele promoverá um evento nesta quinta-feira (31), no Rapport Hotel, as 19h. Em e-mail a este Blog, Raffani convida para o pré-lançamento do seu “Projeto Político”. É aguardar.
Emenda de Coutinho para Orocó
O deputado federal Augusto Coutinho destinou R$ 1 milhão em emendas parlamentares dentro da Lei de Diretrizes Orçamentária Anual (LOA 2020) para a cidade de Orocó (PE), Sertão do São Francisco. Os recursos devem beneficiar, além da população da área urbana, agricultores locais e moradores de assentamentos do município e do Projeto Brígida, tendo como destino a compra de dois tratores, uma retroescavadeira, dez poços artesianos e 30 kits de irrigação para serem distribuídos a agricultores locais. A emenda foi articulada através da liderança política local, Ismael Lira.