Coluna do Blog

por Carlos Britto // 05 de dezembro de 2019 às 07:19

Foto: reprodução

O PSOL e as eleições 2020 em Petrolina

Ao contrário do Recife (PE), a turma do PSOL em Petrolina se articula de forma mais discreta para as eleições do ano que vem. Bem diferente de anos anteriores, inclusive.

Pelo menos até o momento as lideranças locais da legenda ainda não se posicionaram claramente em relação a nomes para a disputa municipal de 2020. Nem na majoritária e nem na proporcional.

Sinais de movimentação do PSOL nesse sentido foram vistos em meados de novembro, quando a legenda reuniu seus correligionários. Foi mais um evento de formação, pelo qual militantes e simpatizantes deliberaram sobre o estatuto e o programa partidário, além de fazerem uma análise sobre a conjuntura política atual.

O certo mesmo é que o alvo dos psolistas será o Governo Bolsonaro e suas facetas autoritárias, que segundo eles flertam abertamente com o fascismo. Mas nomes em Petrolina para a disputa, no momento, ainda são um mistério. É aguardar.

Com Ressalvas

Em Arcoverde (PE), Sertão do Moxotó, os vereadores aprovaram as prestações de contas de governo da prefeita Madalena Britto (PSB) com ressalvas, seguindo recomendação de parecer prévio do TCE-PE. Segundo o parecer do órgão judiciário, com base no voto do relator conselheiro Ranilson Ramos, que pediu a aprovação com ressalvas das contas, a prefeita realizou uma Lei Orçamentária Anual com previsão de um limite exagerado para a abertura de créditos adicionais, chegando a 70% do orçamento total; não recolheu mais de R$ 137 mil descontados dos salários e da parte patronal ao Fundo de Previdência, além de ter empenhado e vinculado despesas aos recursos do Fundeb sem lastro financeiro.

Tempo integral

Pernambuco passa a contar, em 2020, com mais 25 unidades de ensino em tempo integral. A ampliação anunciada ontem (3) não abrange novas construções, e sim a transformação de 24 escolas de referência no ensino regular, que passam a funcionar na modalidade integral a partir do próximo ano letivo, além da implantação de outra Escola Técnica Estadual (ETE) no Recife. Ao todo, 19 cidades pernambucanas terão mais unidades nessa modalidade. No Sertão as cidades beneficiadas serão Serra Talhada, Ipubi, Tacaratu, Cabrobó, Petrolina, Salgueiro e São José do Belmonte.

Amupe na briga

A Amupe está na mobilização contra a extinção de municípios. O evento também discute o 1% do FPM de setembro, a inclusão de municípios na reforma da previdência, a execução direta de emendas, ISS, Lei Kandir, FES e a nova Lei de licitações.

Não foram

Os prefeitos pernambucanos esvaziaram a chamada Marcha de Brasília, promovida pela Federação Nacional dos Municípios (FNM). Dos 185, apenas dez prefeitos compareceram ao evento.

Paulo Bomfim empolgado

Era visível a empolgação do prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim, nesta semana, com a ordem de serviço para o que chamou de “reconstrução” do Mercado Joca de Souza Oliveira. “Um momento esperado por anos, fruto de um trabalho árduo de muita gente”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários