Coluna do Blog

por Carlos Britto // 01 de março de 2018 às 07:00

Eleitor pernambucano vai sofrer para entender cenário eleitoral de 2018

Mais do que escolher seu candidato, os pernambucanos terão um imenso desafio nas eleições deste ano no Estado: tentar entender as costuras políticas que se desenham para o pleito.

De um lado está o PT, que tem a possibilidade de lançar uma candidatura própria ao Campo das Princesas com a vereadora do Recife, Marília Arraes. No entanto, o partido pode abrir mão do projeto para apoiar a reeleição do governador Paulo Câmara, que é do PSB – partido que ajudou a aprovar o impeachment da então presidente da República, Dilma Rousseff.

A reedição desta aliança entre petistas e socialistas não é bem vista por boa parte do PT, mas é desejo do principal nome do partido – o ex-presidente Lula. Caso isso aconteça, é possível ver, por exemplo, a vereadora Cristina Costa e seu companheiro de Casa Plínio Amorim e de legenda, Gilmar Santos, no mesmo palanque de Paulo Câmara.

Mas no Grupo das Oposições, esse ‘samba do crioulo doido’ não é diferente. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que hoje é cotadíssimo para disputar o governo estadual, era do PSB há bem pouco tempo. Foi ele quem pegou Paulo pelo braço para apresentá-lo aos sertanejos, quando era apenas um ilustre e desconhecido secretário do ex-governador Eduardo Campos, até ser eleito em 2014.

Outro nome das oposições, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) disputou com Paulo nas eleições passadas e recebeu apoio do PT estadual. Agora, poderá novamente disputar o palácio, desta vez ao lado das forças que derrubaram Dilma.

Isso sem falar no ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio, que ingressou na REDE Solidariedade sem nunca ter votado antes em Marina Silva, a presidenciável do partido. Além disso, caso um segundo turno se confirme em Pernambuco, e provavelmente sem Lossio, é possível que o ex-prefeito reforce o palanque do PSB.

Portanto, mesmo com o cenário em Pernambuco ainda em aberto, já dá para perceber que quando esse tabuleiro for definido, não será fácil bater na porta do eleitorado e explicar toda essa confusão.

Cícero continua aliado

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), confirmou a este blogueiro que teve uma conversa com o vereador licenciado, Cícero Freire (PR) e este lhe pediu a exoneração. Miguel disse que atendeu à solicitação do vereador e por isso ele deve retomar seu mandato na Casa Plínio Amorim. O prefeito rechaçou os rumores e disse que a relação continua muito boa, e que conta com Cícero Freire em sua bancada de situação.

Cristina Costa se solidariza com agricultores

Em nota enviada à imprensa, a vereadora Cristina Costa (PT) se solidarizou com as cerca de 900 famílias dos Assentamentos Dom Tomás e Democracia, que estão prestes a ser despejadas de uma área pertencente à 3ª SR Codevasf, a qual será utilizada na comercialização de lotes do Projeto Pontal. Cristina não poupou o que considera uma “forma arbitrária e truculenta do governo golpista de Michel Temer de desrespeitar os movimentos e organizações sociais, com o objetivo de defender latifundiários”.

Convocação adiada

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP) adiou a convocação dos aprovados no processo seletivo público simplificado da Secretaria de Administração (SEAD). Segundo a assessoria, no momento a SEGESP está finalizando procedimentos administrativos para admissão dos novos contratados e em breve divulgará nova data para publicação da convocação.

Despedida de colega

Genedilson Barbosa da Silva, funcionário do departamento comercial da Rádio Grande Rio AM, em Petrolina, faleceu ontem (28/02), vítima de infarto. O corpo está sendo velado no SAF da Avenida Sete de Setembro, e o sepultamento está previsto para hoje (1º/03), em local ainda a ser definido. Querido por todos, Genedilson deixa esposa e dois filhos.

Prestação de contas em Sobradinho

A prefeitura de Sobradinho, no norte da Bahia, realizou na terça-feira (27), no Plenário da Câmara de vereadores, audiência pública de prestação de contas do 3° quadrimestre de 2017, em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Foram apresentados balanços financeiros, programas e ações associadas à gestão fiscal do município. O relatório constava a aplicação dos limites constitucionais , índices do Fundeb, educação e saúde. A audiência contou com a participação de secretários, representantes da sociedade civil organizada e membros da controladoria do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários