Os cálculos políticos de Gonzaga Patriota
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) começou a fazer contas. Em entrevista coletiva à imprensa, disse que a oposição em Petrolina não só levará a disputa majoritária de 2020 para o segundo turno, como sairá vitoriosa do pleito.
Além do socialista Lucas Ramos, o qual considera o nome do partido para disputar a prefeitura, Gonzaga disse já ter conversado com outro pré-candidato, Odacy Amorim (PT), além do ex-prefeito Julio Lossio (PSD).
Falou ainda do PSOL, que também deve mais uma vez se colocar no jogo pela oposição, Gonzaga disse que a estratégia é ter várias candidaturas para tornar maior a viabilidade de um segundo turno. “Coelho nunca teve 50% dos votos em Petrolina, e não vai ter dessa vez se a gente fizer isso”, ponderou.
Só que talvez as contas do deputado não fechem. vejamos:
Patriota diz que candidatos dos Coelhos nunca tiveram 50% dos votos. Só para relembrar nas eleições de 2000 o resultado foi FBC 62,37%, contra Luiz Eduardo, que somou 32,17% dos votos. Na mesma eleição, Gonzaga teve 5,450% da votação.
Isso para considerar as eleições com mais de dois candidatos. Quando a disputa era de apenas dois candidatos, o vencedor sempre teve mais de 50% dos votos considerados válidos. Claro que agora, com o segundo turno, pode mudar. Mas era assim.
O dia da independência
Se dizem que o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) é lugar de amigos do PSB, hoje é um grande dia para virar a página. É que o TCE-PE realizará nesta segunda (16) sessão especial de julgamento das contas do governador Paulo Câmara referentes ao exercício financeiro de 2017. O relator do processo é o conselheiro Dirceu Rodolfo, eleito presidente do TCE para o biênio 2020-2021. A prestação de contas do governador é analisada pelo Tribunal de Contas sob os aspectos contábil, orçamentário, financeiro e operacional. No relatório técnico, estruturado em 13 capítulos, são abordados aspectos da gestão nas áreas de educação, saúde, segurança pública, previdência, assim como as relações do Estado com organizações do terceiro setor e PPPs.
Vão abater em qual lugar?
Este Blog já informou, mas o dia é hoje. O Ministério Público Federal (MPF) convocou representantes da Prefeitura de Juazeiro para discutir sobre as problemáticas ambientais do Abatedouro Abatal, em Juazeiro. E vai interditá-lo hoje. O Abatedouro Regional de Juazeiro é administrado por uma empresa privada (Abatal Abatedouro Almeida Ltda.), que em 2009 ganhou uma concessão pública para gerir o órgão por 25 anos. O gestor da SEMAURB, Jadson Barros, esclareceu ao MPF que a empresa recebeu diversas notificações para que regularizasse as questões ambientais para que assim pudesse obter o alvará de licenciamento. “Após descumprir as notificações, a empresa foi autuada e mesmo assim continuou ignorando as recomendações necessárias”, frisou.
Emenda impositiva
Vereadores do bloco de oposição na Casa Plínio Amorim estão chiando. É que a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal n° 001/2019 encontra-se engavetada. O texto da proposta institui o Orçamento Impositivo e dispõe sobre a obrigatoriedade da execução orçamentária e financeira da programação incluída por emendas individuais do Legislativo Municipal. Traduzindo: o Executivo teria a obrigação de dispor apenas 1,2% do recurso anual para o Legislativo ter a autonomia na aplicação dos recursos públicos nas diversas áreas do município, seja na saúde, educação, infraestrutura entre outros. O pacote traria divisões igualitárias entre os vereadores.
PP na pauta
Em Santa Maria da Boa Vista (PE), o Partido Progressista (PP) partiu pra cena política. Reuniu cerca de 250 pessoas e apresentou a nova comissão provisória. A legenda em Boa Vista, que é presidida por Jorge Miranda, já tem pré-candidato a prefeito: George Duarte, irmão do ex-prefeito Leandro Duarte.
Até hoje espero alguem me dizer o que Lucas Ramos fez por Petrolina desde que assumiu o mandato?
Doido pra ver essa união de Lucas, Odacy e Júlio Lossio. Quem vai abrir pra quem? Kkkkkk