O exemplo de Afrânio
Enquanto algumas Câmaras Municipais estão vivendo um verdadeiro sufoco para fechar as contas e sangram a administração, em Afrânio (PE), no Sertão do São Francisco, com muita economia o Legislativo Municipal conseguiu o feito de devolver à gestão municipal R$ 100 mil. A expectativa é de que o recurso seja investido em diversas melhorias para a cidade.
De acordo com o presidente da Câmara, Cirineu do Cartório (foto), a verba vai reforçar o orçamento municipal, em benefício da população. “A responsabilidade com o dinheiro público faz parte da nossa missão. E neste bom relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo, quem ganha é a população de Afrânio”, explicou Cirineu.
Esse é um daqueles gestos raros de se ver, com um montante fruto da política de controle de gastos, no qual a preocupação é com o cidadão e não com o bem-estar dos vereadores, que geralmente “pongam” nos gordos subsídios por aí poder legislativo.
Se o presidente da câmara de Afrânio não faz mais do que sua obrigação, deveria virar exemplo de gestão. Nas câmaras do Brasil e, especialmente aqui no Sertão, quanto mais se recebe da prefeitura mais se quer para bancar a estrutura dos senhores parlamentares. Isso sem falar na longa lista de empregos dos agregados que ficam “pendurados” nas portarias dos prefeitos para garantir apoio nas votações.
Porta aberta
O deputado estadual Rogério Leão participou, na manhã desta quarta-feira (15), da solenidade de posse do novo coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) em Pernambuco em Recife. Rogério Leão destacou a importância da autarquia para Pernambuco e principalmente para o Sertão. “Mais uma porta aberta. Esta entidade tem um importante papel para o desenvolvimento hídrico regional, em especial para o Sertão”.
A contrapartida
O presidente do PT no Recife, Cirilo Mota, apontou que o caminho para as eleições do Recife pelo partido será o da aliança com o PSB. A decisão esfria os planos da deputada federal Marília Arraes de ser candidata a prefeita na Capital. E com essa decisão, como fica Petrolina? será a contrapartida?