A escalada da violência que estarrece o Vale
Este Blog divulgou, na tarde desta segunda (3), que a violência em Juazeiro (BA), que foi marcada por um esfaqueamento na Avenida Adolfo Vianna, em plena área central da cidade, neste final de semana, não deu trégua nesta segunda-feira (3). Dois corpos foram encontrados, ambos com indícios de homicídio.
O primeiro corpo, de um homem, foi encontrado na Barragem São Geraldo. O outro, também do sexo masculino, foi achado num matagal do Bairro Nova Esperança.
Isso tudo depois que Petrolina também parou com a notícia do brutal assassinato do irmão do deputado federal Gonzaga Patriota. Ercílio Freire dos Santos morreu dentro do seu carro. Ele foi alvejado com cinco tiros quase que à queima roupa.
“O Ercílio não era apenas meu irmão, era também um filho. Foi criado com o meu filho Gennedy. Lamento que isto tenha acontecido. Não sei como alguém teve a coragem de fazer uma coisa dessas, porque a vida toda dele foi de trabalho”, declarou um abalado Gonzaga Patriota.
Outros crimes aconteceram nesse meio tempo. Mas essa escalada macabra começou no sábado (1), quando um homem esfaqueou outro em plena avenida Adolfo Viana em Juazeiro. Se faltou alguém para socorrer o rapaz, não faltou gente para registrar a barbárie em vários celulares, que pipocaram as cenas rede afora.
Ou a violência está fugindo do controle no Vale do São Francisco ou nossa segurança está em frangalhos. As duas alternativas estão corretas e as lideranças políticas da região precisam falar por esse povo. A escalada da violência tem atingido números alarmantes e nós não podemos só ficar contando como se fosse apenas estatística. É a vida das pessoas.
Está na hora das autoridades das duas cidades se encontrarem e promoverem um grande e inédito fórum de segurança, onde alternativas sejam colocadas em prática sem interesse político eleitoral. Isso é urgente, senhores.
Menos cidades
O governo colocou no radar a possibilidade de diminuir o número de municípios com risco de extinção pelo pacto federativo, em tramitação no Senado. A medida faz parte do pacote do ministro da Economia, Paulo Guedes, e é apontada como uma das prioridades do Congresso em 2020. Um em cada cinco municípios brasileiros deixaria de existir se as regras da proposta passassem a valer como o texto foi enviado pelo governo. Ao todo, 1.012 das 5.570 cidades do País se enquadram nos critérios da proposta.
É hoje
A Casa Plínio Amorim volta hoje a sua normalidade com a abertura do ano legislativo. Vamos ver se vossa excelências trazem algo novo para contar em seu trabalho no parlamento municipal. A comunidade anda cansada de discursos e defesas de chefes políticos, apenas.
Na trincheira
O líder do PT no Senado, Humberto Costa, prometeu combater a Reforma Tributária proposta pelo Governo Bolsonaro, “que não traz justiça social ao manter privilégios dos mais ricos”, e contra as propostas nefastas do Palácio do Planalto que afetam a vida de milhões de brasileiros. Para Humberto, a gestão do capitão reformado insiste em pautas inadequadas para o país e não obterá sucesso na Câmara e no Senado.