Coluna do Blog

por Carlos Britto // 03 de março de 2020 às 07:00

Câmara Municipal de Petrolina. Foto: CMP/Divulgação arquivo

A hora do troca-troca

Hoje (3) tem sessão na Câmara de Vereadores de Petrolina e, com certeza, a partir da quinta-feira (5) os vereadores vão começar a discutir agora com propriedade o troca-troca partidário.

É a hora para os que pretendem disputar a reeleição de poder mudar de partido sem sofrer nenhuma punição da legenda. Ao que parece, na Casa Plinio Amorim apenas o vereador José Batista da Gama não disputará a renovação do seu mandato, devendo indicar em seu lugar o filho Wenderson Batista, o ‘Pé de Galo’.

O prazo da chamada ‘janela partidária’ termina no dia 3 de abril, seis meses antes do pleito. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo no dia 25 do mesmo mês.

Há, por enquanto ainda, muita incerteza de quem deve ficar onde, já que com o fim das coligações o cenário mudou muito. Só para se ter uma ideia, pela formação de  hoje os maiores aliados do senador Fernando Bezerra estão no PSB, partido hoje adversário. Aliados do ex-prefeito Julio Lossio estão no MDB, que é a nova  casa do senador. Só para ficar nesse exemplo.

Pelo calendário elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo é considerado para a justa causa necessária para a mudança partidária dos detentores do cargo de vereador que queiram concorrer às eleições majoritárias (prefeitura) ou proporcionais (reeleição). No dia 4 de abril, todos os partidos que pretendem disputar as eleições devem estar com registro aprovado pelo TSE.

Pajeú debaixo d’água

A chuva caiu com força este final de semana no Sertão do Pajeú. De acordo com o IPA, foram registrados nos dois dias, em Carnaíba 56 mm; em Tabira, 83 mm; em Iguaracy, 142 mm; em Ingazeira, 73 mm; em São José do Egito, 35 mm; em Tuparetama, 106 mm; em Solidão, 37 mm; em Itapetim, 51mm; e em Afogados da Ingazeira, 120 mm.

Deu ruim

Mais de 30 cidades pernambucanas podem ficar sem receber recursos do governo federal referentes aos Fundos de Participação dos Municípios (FPM) e às transferências voluntárias (convênios). Isto porque as gestões municipais ainda não encaminharam ao Ministério da Saúde os dados referentes à prestação de contas do último biênio de 2019, e o prazo se encerrou neste domingo (1º).

Túlio questiona PM

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) entrou com pedido de informação, junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e à Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), por causa da atuação policial durante o período do Carnaval no Recife deste ano. O pedetista questionou quais providências serão tomadas pelos órgãos diante das reclamações veiculadas na imprensa de artistas em relação à censura e à intimidação por parte da Polícia Militar.

Regularização fundiária de Remanso

Em Remanso, no norte da Bahia, o advogado e líder político Marcos Palmeira, que tem se destacado na defesa de comunidades carentes do município, atendeu convite da Associação de Moradores da Vila Dalvina para debater sobre regularização fundiária e sobre outros problemas da comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários