A hora da trégua política em nome da saúde da população
O prefeito de Petrolina Miguel Coelho anunciou um plano de contingenciamento para combater o novo coronavírus (Covid-19) em Petrolina. O plano é e bem feito e detalhado e diz, entre outras coisas, que Indivíduos que chegarem às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com suspeita de infecção devem ser acolhidos e classificados por risco conforme Protocolo de Tratamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Nos casos sem gravidade clínica, classificados como “verde”, o profissional deve notificar imediatamente à vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde por meio do número (87) 3866-8567, além de identificar todas as pessoas que tiveram ou têm contato com caso suspeito ou confirmado e apoiar a equipe da vigilância na realização de busca ativa.
O paciente classificado como “verde” ficará em isolamento domiciliar, porém é necessário avaliar cada caso, levando-se em consideração se o ambiente residencial é adequado e se o paciente é capaz de seguir as medidas de precaução recomendadas pela equipe de saúde. A coleta da amostra Covid-19 será realizada no domicílio do caso suspeito por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, devidamente equipada. Esse paciente será acompanhado diariamente pela equipe da UBS e da vigilância epidemiológica até o resultado ser disponibilizado. Em casos confirmados para o Covid-19, o acompanhamento será realizado por um período de 14 dias.
Por outro lado o governador Paulo Câmara ampliou, nesta quinta-feira (12), o comitê que vem acompanhando diariamente os casos relacionados ao Covid-19 em Pernambuco. O chefe do Executivo estadual determinou a integração de toda a equipe de governo à estrutura que já contava com os órgãos de saúde do estado. Ontem, Pernambuco registrou os primeiros casos confirmados da doença provocada pelo coronavírus.
Mas é necessário que a UPA, o Hospital Dom Malan (HDM) e Hospital Universitário (HU) se preparem e recebam aparelhagem adequada para a demanda que estar por vir. É hora da política baixar as armas e que todos deem as mãos, porque o pior ainda pode estar por chegar.
Aprovou
Na sessão desta quinta-feira (12), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou com ressalvas as contas de algumas prefeituras – entre elas a de Uauá, sob a gestão do prefeito Lindomar de Abreu Dantas, relativas ao exercício de 2018.
Carteirinha
A deputada estadual Priscila Krause (DEM) protocolou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) projeto de lei instituindo a Carteira de Identificação Estudantil do Estado de Pernambuco (Ciepe) no formato digital, que deverá ser emitida pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes, sem custos para os estudantes. A Secretaria poderá, conforme a proposta, firmar convênio com entidades públicas ou privadas, para emissão também gratuita da carteira estudantil no formato físico.
Convocou
A Prefeitura de Juazeiro divulgou no Diário Oficial do Município mais um edital de convocação referente ao processo seletivo que prevê a oferta de vagas para a Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Seduc). Os candidatos convocados devem entregar a documentação solicitada no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), no Centro da cidade.