Coluna do Blog

por Carlos Britto // 17 de março de 2020 às 07:06

Foto: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)

O novo coronavírus e o bom senso

Não tem jeito, o avanço do coronavirus é o tema mais palpitante da atualidade e virou assunto de dez entre dez pessoas no Vale do São Francisco. A preocupação é tamanha que os prefeitos de Petrolina (PE), Miguel Coelho, e Paulo Bomfim, de Juazeiro (BA), devem se encontrar daqui a pouco e anunciar novas medidas em conjunto.

Tanto Bomfim quanto Miguel avançaram na tentativa de evitar aglomerações e proteger a comunidade. Mas cortaram na carne.

Na noite desta segunda (16), mais uma vez Miguel reuniu a imprensa e apresentou o decreto emergencial de saúde pública que será publicado no Diário Oficial do Município e entra em vigor a partir desta quarta (18), com validade de, no mínimo, 15 dias.

O documento, além de determinar o fechamento de vários equipamentos municipais, recomenda o fechamento temporário de cinemas, escolas, academias e outros empreendimentos de esporte e lazer. O decreto ainda sugere a não realização de missas, cultos e demais celebrações religiosas que aglomerem público.

Um dado importante a ser valorizado é que mesmo durante o fechamento de creches e escolas, a alimentação, que seria servida nas unidades, será destinada aos alunos que, muitas vezes, dependem dessa alimentação.

O Restaurante Popular, que serve comida a baixo custo, não vai funcionar no formato de sempre, servindo a alimentação no seu interior com várias pessoas servidas ao mesmo tempo. Durante esse período a comida será servida em quentinhas, pelas quais cada um recolhe o seu alimento e sai. Um sopro de humanidade e bom sendo em tempos de alta tormenta.

Prefeitos unidos

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim, vai anunciar novas medidas sobre o Coronavírus nesta terça-feira (17), às 9h, no Paço Municipal, em entrevista coletiva. Logo depois vai estar no gabinete do prefeito Miguel Coelho para um encontro. Entrevista coletiva com os dois prefeitos não está descartada.

Na Bahia

O governador Rui Costa anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), uma série de medidas que visam a conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia. As ações serão publicadas em decreto na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (17). O ponto principal do decreto é a suspensão das aulas por 30 dias na rede estadual de ensino em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro, cidades que registraram casos de coronavírus, já a partir de terça-feira (17). “Ao longo da semana, iremos monitorar a situação em outras cidades e esta medida poderá ser ampliada. Continuaremos a agir com responsabilidade e serenidade para conter e garantir assistência à saúde pública aos baianos e baianas”, destacou Rui.

Droga no atacado e no varejo

Leitores do Blog assistiram, estarrecidos, o vídeo pelo qual jovens comercializam e se drogam ao lado da Catedral de Petrolina, maior cartão postal da cidade, em plena luz do dia. O Centro da cidade é mercado da droga em qualquer horário. A situação se agravou tanto que nem se escodem mais.  Autoridades nada disseram.

Coluna do Blog

  1. MARIA disse:

    O que lamento também é nosso país não ter saúde pública, Petrolina não ter condições de atender a população também .Falo isso por que a UPA ontem deu para obersevar a insegurança de profissionais, creio que será difícil pra todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários