Coluna do Blog

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 07:00

Foto/reprodução

Eleições adiadas

O avanço do Corona Vírus no Brasil tem feito mudanças inimagináveis no país.  O nível de pandemia, decretado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fez o deputado federal Ricardo Teobaldo defender o adiamento das eleições deste ano.

Segundo o parlamentar, o Brasil não pode colocar na pauta o debate eleitoral enquanto não tiver tranquilidade em relação à doença. O deputado levará a bancada do Podemos, em Brasília, o pedido para que a legenda faça essa defesa, propondo uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) unificando as eleições deste ano com o pleito de 2022.

Para Ricardo Teobaldo, “esse é o momento de unirmos esforços em defesa da saúde pública”.

O parlamentar também defende que os recursos destinados à eleição sejam realocados. Outro ponto abordado por Teobaldo é o momento que a sociedade se encontra para que seja inserido o debate eleitoral.

Além desses pontos, o parlamentar também argumenta que toda estrutura eleitoral está prejudicada com as restrições sociais que estamos enfrentando, a exemplo do funcionamento de órgãos públicos, atendimento ao eleitor e o funcionamento dos cartórios eleitorais.

Sobradinho na luta

Para fazer o enfrentamento à pandemia do Coronavírus, com aumento crescente no número de casos no Brasil e no Estado da Bahia, o prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, se reuniu com os secretários municipais na manhã da última segunda-feira (16) e montou uma força tarefa para adoção e cumprimento de algumas medidas de prevenção no município. Mesmo sem registrar nenhum caso suspeito da doença, o gestor municipal se antecipou ao problema.

Reconhecimento

Na Bahia  cerca de 13 mil policiais militares, civis e técnicos receberão R$ 12,7 milhões, através do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), pela redução de 1,4% das mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte), no segundo semestre de 2019, comparando com o mesmo período do ano anterior. Em 84 unidades da Polícia Militar, 10.464 oficiais e praças serão premiados. Na Polícia Civil, 2.246 delegados, escrivães e investigadores que atuam em 61 Delegacias, Coordenadorias Regionais e Departamentos ganharão o PDP. No Departamento de Polícia Técnica (DPT), por sua vez, 205 peritos, lotados em 17 unidades receberão o recurso.

Sem feiras

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA) enviou novo comunicado às prefeituras e organizadores de feiras de animais em 29 municípios pernambucanos recomendando a suspensão desses eventos. A orientação abrange os municípios de Águas Belas, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Buíque, Cachoeirinha, Capoeiras, Caruaru, Custódia, Dormentes, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Lagoa do Carro, Limoeiro, Manari, Ouricuri, Parnamirim, Saloá, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São João, Sertânia, Surubim, Tabira, Tupanatinga e Vitória de Santo Antão.

Pelo vídeo

Fechando o ciclo de discussões com os prefeitos, poderes e entidades de todo o Estado a respeito das medidas adotadas para combater o novo coronavírus, o governador Paulo Câmara promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), uma reunião por videoconferência com gestores das cidades do Sertão. A medida foi utilizada para atender ao protocolo sanitário, que recomenda evitar aglomerações, reduzindo assim as chances de proliferação da doença.

Histeria coletiva

Em Casa Nova, norte da Bahia, o vereador Zé Carlos Borges (PT) fez uma comparativo entre as providências tomadas pelo prefeito Wilker Torres (PSB) e o governador Rui Costa, do seu partido, criticar o que chamou de “histeria política” do presidente Jair Bolsonaro acerca das medidas preventivas contra o Covid-19. Ele lamentou que o Brasil “seja hoje governado por um personagem ridículo, que nos faz passar vergonha mundo afora e agora expõe brasileiros ao risco de uma epidemia mortal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários