Coluna do Blog

por Carlos Britto // 23 de abril de 2020 às 07:03

Foto/reprodução

Títulos não serão cancelados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu temporariamente o cancelamento de títulos dos eleitores que não compareceram ao cadastro biométrico obrigatório. A medida irá alcançar cerca de 2,5 milhões de eleitores, segundo dados levantados em março, que não participaram das revisões biométricas que atinge 15 estados. Com isso, esse eleitorado estará apto a votar normalmente nas Eleições Municipais de 2020.

As inscrições reabilitadas para o voto voltarão a figurar como canceladas no cadastro eleitoral quando na reabertura, após a realização do pleito. Isso significa que os eleitores terão de regularizar sua situação depois das eleições 2020.

A determinação consta na resolução assinada pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, no último dia 17 de abril, que permite alterações no cadastro eleitoral durante o regime de plantão extraordinário. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) deverão apresentar à Corregedoria-Geral Eleitoral, num prazo de 5 dias contados do término da vigência da norma (até 30 de abril), a lista dos municípios submetidos à revisão. O cancelamento de títulos motivado por fraudes, no entanto, será mantido.

Para esses serviços, o Cadastro Nacional de Eleitores possibilitará o processamento do Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) sem a necessidade da coleta dos dados biométricos do eleitor. O atendimento será realizado até o dia 6 de maio, data-limite para alterações no Cadastro Eleitoral.

Mais hospitais

O deputado estadual Roberto Carlos formalizou uma Indicação ao governador da Bahia, Rui Costa, para realizar a construção de hospitais de campanha regionais nos municípios de Barreiras, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Eunápolis e Vitória da Conquista. Esses hospitais, principalmente, a desafogar a demanda por leitos para pacientes com Covid-19 de baixa complexidade e também minimizar a disseminação da doença.

Pelo Covid-19

Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara visitou as instalações do Hospital Armindo Moura, em Moreno, na Região Metropolitana. Nessa unidade de saúde, o Estado contratou 84 leitos, sendo 20 UTIs e 64 enfermarias.  As 10 primeiras vagas de UTIs e 20 de enfermaria já estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (24), com equipamentos e pessoal treinado para receber os pacientes da Covid-19. No mês de maio, a unidade ainda deve abrir outros 54 leitos, sendo 10 de UTI, para a rede estadual de Saúde.

Caatinga online

A Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga – Central da Caatinga de Juazeiro passou a adotar o sistema delivery para escoar itens produzidos por cooperativas de agricultores familiares e da economia solidária, a exemplo dos doces, geleias, compotas, cacau em pó, mel, azeites, farinhas e biscoitos, entre outros. As entregas são realizadas nas sedes dos municípios de Juazeiro e Petrolina. A divulgação e as vendas estão sendo feitas pelas redes sociais da Central, como o Instagram – @centraldacaatinga – e grupos de WhatsApp, por meio de contatos de vários clientes.

Gonzaguinha comemora

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) comemorou as chuvas dos últimos meses na região e a recuperação do armazenamento da Barragem de Sobradinho (BA), que poderá liberar água sem um limite máximo. Ele relembrou o período da seca e pediu cautela na vazão da água liberada.

Coluna do Blog

  1. Defensor da liberdade disse:

    Espero que estes milhões não façam o cadastramento e os outros milhões que tiveram títulos cancelados não renovem seus títulos. Temos que acabar com o voto e o alistamento obrigatório. Boicote o sistema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários