Coluna do Blog

por Carlos Britto // 20 de maio de 2020 às 07:27

Foto: AFP/reprodução

Segue o combate à Pandemia

O Governo de Pernambuco recebeu, na tarde desta terça-feira (19), mais 35 respiradores. Os equipamentos fazem parte de um lote de 100 aparelhos adquiridos no mês de março. Os primeiros 35 foram entregues graças a uma decisão da Justiça, que determinou a busca e apreensão na empresa, localizada no Estado de São Paulo, que não entregou na data correta. Já os de ontem chegaram ao Estado dentro do prazo. Nos próximos dias a empresa deverá realizar a entrega dos 30 equipamentos restantes.

Dez dos 35 respiradores recebidos hoje serão enviados ao Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Outros dez vão para o Hospital Referência Covid-19 Recife, em Boa Viagem; Seis aparelhos seguirão para a UPAE de Goiana, município da Mata Norte; cinco irão para o Hospam de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú; e quatro vão para a UPAE de Garanhuns, no Agreste Meridional.

Um balanço dos resultados diários das pesquisas indica que as medidas restritivas começam a apresentar resultados positivos na questão do isolamento social. Essa taxa, em Pernambuco chegou aos 49,5%, na última segunda-feira (18).

Enquanto isso, Petrolina confirmou mais 11 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) nesta terça-feira. São três casos: dois homens de 29 anos e uma mulher de 37. Os 8 pacientes confirmados por testes rápidos da prefeitura são 4 mulheres com idades entre 24 e 42 anos e 4 homens entre 29 e 42 anos. Todos estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves, sendo acompanhados pela equipe de saúde da rede municipal.

Com isso, o total de infectados no município subiu para 135. São 102 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 33 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas são 58, com seis óbitos registrados.

Tensão em Serra

Em Serra Talhada (PE) a tensão política não poupa nem os mortos. Um áudio de WhatsApp virou caso de polícia após o atual prefeito, Luciano Duque (PT), alegar calúnia e difamação por parte da oposição. O áudio em questão sugere, entre insultos, que o prefeito estaria omitindo a verdadeira causa da morte do microempresário Roberto Capotaria, de 42 anos, que faleceu no último dia 17 por suspeita de Coronovírus.

Bronca

O prefeito de Lagoa Grande (PE), Vilmar Capellaro (MDB), foi obrigado a reforçar as medidas de proteção ao coronavírus, após receber advertência da Procuradoria Geral de Justiça do Estado (PGJ) sobre o risco de crime de desobediência, ao favorecer a propagação de doença contagiosa.

Reajuste

No município de Jatobá (PE), a Câmara de Vereadores aprovou, após muita cobrança, o reajuste do piso salarial dos professores do município, que passou para R$ 2.886,15. Apesar do Tribunal de Contas (TCE-PE) e do Ministério Público (MPCO) terem determinado a suspensão de aumento salarial de servidores públicos, duas categorias possuem exceção: professores e agentes comunitários de saúde.

Oportunidade

Granito tenta remediar a suspensão do concurso público municipal de Edital n° 001/2020 com processo de Seleção Simplificada para contratação de profissionais de saúde. O objetivo é atender as demandas oriundas do combate ao Covid-19. As inscrições estão sendo realizadas pelo e-mail: selecao2020@granito.pe.gov.br, e as orientações estão no site www.granito.pe.gov.br.

Investir nas barreiras

O prefeito de Bodocó (PE), Túlio Alves (DEM), prefere não suspender as feiras livres e investir em barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Até agora apenas seis casos de Covid-19 foram confirmados e nenhuma morte.

A pergunta que não quer calar

Como os Estados e municípios irão utilizar o repasse dos R$ 598 milhões de recursos de emendas parlamentares, já que não há uma destinação definida? em tempos de pandemia e também de eleições, como os gestores públicos irão utilizar essa verba e como a população irá investigar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários