A violência explode e o governo comemora
O crime do PM em Parnamirim (PE), no Sertão Central, ontem (15), não foi o último acontecimento recente na cidade. A população está em estado de choque. Não é apenas em Parnamirim, o Sertão inteiro teme a onda de violência, assaltos, ataques a bancos que se abateram no interior do estado. E na capital não é diferente.
Aliás, violência e toda sorte de mazelas relacionadas à falta de segurança agora são lugar comum em nosso estado. Pernambuco teve registrado, apenas nos dois primeiros meses deste ano, 16.445 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Desse total, 8.063 roubos contra ônibus, bancos, veículos e celulares foram apenas no mês de fevereiro.
Para que o leitor do nosso Blog faça uma conta rápida, dos 8.063 CVPs registrados no mês de fevereiro, 2.810 foram no Recife, 2.407 na Região Metropolitana da capital e 2.846 no Interior.
O governo diz, no entanto, que o número de ocorrências contra agências bancárias e carros-fortes também sofreu diminuição quando comparado com o mesmo período do ano passado. No total, foram seis ocorrências no último mês, contra oito em fevereiro de 2017.
O secretário de Defesa Social do Estado, Antonio de Pádua, comemorou, por meio de nota enviada à imprensa, como se isso fosse um bom número para se comemorar. Vou parafrasear um amigo que usa essa frase: “Me faça uma garapa”. É isso ai.
Presidente destaca papel da Câmara
O presidente da Câmara de Juazeiro (BA), vereador Alex Tanuri (PSL) freqüenta o mesmo ambiente que o prefeito Paulo Bomfim e usa dos mesmos pensamentos do gestor. Ontem (15), durante a solenidade de lançamento do programa ‘Minha Casa Legal’, ele, juntamente com outros colegas vereadores, destacou o papel do Legislativo em ações desse tipo. “Ser cidadão é poder participar da vida em comum; é poder trabalhar; ter direito à segurança, saúde, educação e ter moradia, um direito garantido pela Constituição. Hoje, ao regularizar de forma definitiva a posse dos terrenos, onde cada um destes moradores construiu sua casa, o prefeito Paulo Bonfim dá um passo importante para a plena cidadania destes juazeirenses”, declarou, na solenidade em que o prefeito de Juazeiro entregou o título definitivo de posse a 52 famílias do Bairro Padre Vicente. O Programa ‘Minha Casa Legal’ tem como meta regularizar mais de 1.700 propriedades nos bairros periféricos de Juazeiro até o final do ano.
Bronca em Terra Nova
Em Terra Nova (PE), no Sertão do São Francisco, os poderes Executivo e Legislativo andas se engalfinhando. O vereador Bado (PR) usou a tribuna da Câmara na sessão ordinária de ontem (15) para pedir mais respeito por parte da prefeita Aline Freire (PR), para com as proposituras dos parlamentares locais. De acordo com o vereador, já se tornou comum os parlamentares não serem respondidos pelo Poder Executivo, quando fazem proposituras através dos mais variados meios que a lei os permite. Ainda de acordo com Bado, há requerimentos e outras proposituras direcionadas à prefeita desde o início de 2017, quando Aline assumiu a Prefeitura de Terra Nova, que nem sequer foram respondidos pela gestora. Haja bronca.
TAC em prol da proteção dos animais
Organizadores de uma vaquejada que será realizada em Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, firmaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) perante o Ministério Público Estadual (MPPE) em prol da proteção dos animais. Por meio do termo, o produtor do evento se comprometeu a seguir as boas práticas que constam do regulamento da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq), bem como permitir a fiscalização do cumprimento dessas medidas durante o evento festivo, no mês de março. O MPPE fez uma série de exigências, e, caso não sejam cumpridas, a organização do evento estará sujeito a multa de R$ 10.000,00 por infração, com valores revertidos em favor do Fundo Estadual do Meio Ambiente.
Expectativa de bons negócios
Os organizadores da 27ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) esperam um público de 40 mil pessoas nos quatro dias de evento – 11 a 14 de julho, no Juá Garden Shopping, em Juazeiro (BA). As expectativas de negócios são as melhores possíveis. A coordenação da feira quer movimentar cerca de R$ 5 milhões em negócios neste ano. Na programação estão previstas diversas atrações. Na agenda, seminários, oficinas, visitas técnicas, minicursos, rodadas de negócios e exposições de produtos e serviços. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ) e conta com a parceria do Sebrae, Senar, DesenBahia, Secretaria de Agricultura do Estado, Codevasf, Embrapa, Setaf, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Uneb, Univasf, IFBA, IF Sertão e IRPAA.