Diante da presença de várias autoridades e lideranças políticas, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto de Petrolina (PNZ), entregou nesta sexta-feira (6) a obra prevista no contrato de concessão assinado com o governo federal, que contou com um investimento de R$ 56 milhões. A obra, concluída três meses antes do prazo previsto, visa a aumentar a segurança operacional e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros.
As intervenções contemplaram a reforma e ampliação do Terminal de Passageiros; execução de instalações elétricas no TPS; implantação de Estação de Tratamento de Esgoto; ampliação da profundidade do pátio de aeronaves; adequação da sinalização de pátio para seis posições C; e implantação de PAPI (Sistema de Ajuda Visual à Navegação Aérea) na cabeceira 31; drenagem, iluminação e sinalização da PPD.
“O Aeroporto de Petrolina tem um papel importante na aviação regional brasileira e no desenvolvimento econômico e social do Sertão nordestino. A partir de agora, a população e o setor produtivo da região passam a contar com um aeroporto maior, mais moderno e eficiente. Para nós, é uma felicidade imensa participarmos deste momento importante para o município, para o Estado e para o Nordeste”, declarou o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.
Durante a fase de construção, cerca de 340 empregos foram gerados, contribuindo significativamente para a economia local. Uma das grandes novidades é a nova sala de embarque, quase o dobro do tamanho do embarque antigo. A nova sala de embarque possui uma área de cerca de 1.185 m², com três portões de embarque, um novo canal de inspeção com capacidade para três equipamentos de raio-x em um amplo e moderno local para garantir uma estadia satisfatória ao passageiro. A quantidade de banheiros disponíveis para passageiros dobrou e foi viabilizado um vestiário exclusivo para profissionais da aviação.
Outro ponto de mudança é a ampliação do número de posições de aeronave, que passa de cinco para sete. “Isso vai permitir mais operações de pouso e decolagem simultâneas no aeroporto, ampliando sua eficiência operacional”, explica Rogério Guimarães, Gerente de Engenharia da CCR Aeroportos, responsável por esta obra. “Foi um ano de muito trabalho, mas estamos satisfeitos com o resultado. O Aeroporto de Petrolina está pronto para o futuro”, completou.
A solenidade de entrega da reforma do Aeroporto de Petrolina foi prestigiada pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; pelo secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé França; pela vice-governadora do Pernambuco, Priscila Krause; além do secretário de Estado de Turismo, Paulo Neri; deputado federal Fernando Filho; secretário estadual de Turismo e Lazer, Antônio Coelho; deputado federal Lucas Ramos; ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; e o ex-senador Fernando Bezerra Coelho.
Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos, reforça a importância do aeroporto. “Agradeço pela antecipação dessa entrega em mais de 90 dias, por preparar o aeroporto para o fim do ano, já que em setembro começa o turismo forte na região. Não tenho dúvida de que a região vai continuar crescendo“.
Nova atração
Além das melhorias na infraestrutura, a CCR Aeroportos inaugurou, no Aeroporto de Petrolina, escultura de um trio forrozeiro, representando um dos maiores símbolos culturais da região. O monumento tem três metro de altura, foi criado por Francisco Carmo Fernandes Assunção e promete agradar turistas e moradores da cidade.
Crescimento na movimentação
O Aeroporto de Petrolina vem registrando um crescimento constante na movimentação de passageiros. No ano passado, recebeu quase 500 mil passageiros, representando um crescimento de mais de 21% em relação ao período antes da pandemia de Covid-19. Somente no primeiro semestre de 2024, o terminal do Sertão pernambucano registrou mais de 262 mil embarques e desembarques, aumentando quase 10%, em comparação com o mesmo período de 2023.
Desde a chegada da CCR Aeroportos em março de 2022 até maio de 2024, mais de 1 milhão de passageiros passaram pelo aeroporto entre embarques e desembarques, evidenciando o potencial da região do vale do São Francisco e sua contribuição para a economia regional. “Seguimos atuando fortemente para melhorar a experiência de todos que cruzarem os portões do Aeroporto de Petrolina. A partir de agora, o terminal está preparado para receber novos voos e também novos pontos comerciais. Esse ano, já inauguramos mais três novas lojas com a abertura da Casa do Bife, o Salshipão e Mandacaru. Tudo isso, para ampliar ainda mais a satisfação do nosso passageiro”, destaca Jamerson Vasconcelos, Gerente do Aeroporto de Petrolina.
Hipócritas canalhas esses políticos, acham que somos 220 milhões de idiotas. Menosprezam a inteligência das pessoas, o tempo que nos privavam da informação já passou, “Coroneis” já era. Toda eleição eles hibernam e começam, asfaltar ruas, pintar vias e inaugurações, precisam respeitar mais o cidadão.
O que empresa privada não faz,se fosse público o dinheiro tinha sumido e passaria 20 anos para terminar,exemplo de algumas obras aqui em Petrolina entra milhões e gastam merreca e a obra fica só nos alicerceres.
O Centro de Convenções está no mesmo ritmo?
Pecaram quando excluíram o mirante. Muito triste.
Com passagem pra Recife custando 3.000 reais, so as moscas vao embarcar.
Inauguração para eleições. Você chega lá e os passageiros estão misturados aos trabalhadores, porque a obra não está terminada. Absurdo
O pessoal de recife não acha esquisito o secretário de cultura deles viver em Petrolina e sem fazer nada por lá não?
Meu querido e minhas queridas todos aqui e no Brasil inteiro,esses político passam 3 anos desaparecidos depois eles aparece igual formiga do nada só por que vai ter eleição,no ano seguinte ,eles pensa que engana quem , as pessoas tem que tira essas raposas velhas e colocar jovem com pensamentos positivos e investir durante os 4 anos na cidade ,