Quem precisa realizar algum procedimento importante nas agências bancárias de Juazeiro esta semana deve se apressar e, se possível, garantir tudo nesta segunda-feira (25). É que a partir da terça (26), muito provavelmente as agências não deverão abrir as portas devido à greve nacional dos vigilantes, que contará com a adesão do Sindvigilantes da Bahia.
A decisão pela greve ocorreu em assembleia realizada no último dia 19 em Salvador. A categoria exige do patronato o pagamento do valor referente ao risco de vida, uma gratificação estabelecida em lei pela presidente Dilma Rousseff no final do ano passado (que representa um acréscimo de 30% nos salários).
A proposta dos patrões é começar a pagar a partir do ano que vem, o que não foi aceito pelos trabalhadores em segurança patrimonial.
Diante desse impasse, a greve será deflagrada na manhã da terça e, de acordo com o representante do Sindvigilantes Alberto Ferreira (foto), a partir das seis da manhã os grevistas irão fiscalizar a adesão nas agências, embora todas as empresas que contratam segurança patrimonial devam ser afetadas.
O sindicalista lembra que os bancos não podem abrir sem segurança, sob pena de não ter a cobertura do seguro, em caso de danos ou roubos.
A grande dúvida porém é quanto à adesão, considerando que a categoria não tem grandes históricos de greve, e antes e mesmo de ocorrer o movimento, já há relatos de ameaças dos patrões aos vigilantes.
Ferreira diz estar atento a essa questão e encoraja os colegas. “Companheiro, não se cale. Se houver ameaça nos comunique para que possamos tomar providências, a greve é garantida pela Constituição Federal”, declarou. (De Rinaldo Lima/Para o Blog)
deveriam pagar os salarios