Com apoio de rede especializada, Juazeiro fortalece proteção a mulheres vítimas de violência

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2023 às 13:28

Foto: Ascom PMJ/SEDES divulgação

Agressões a mulheres – sejam elas físicas, psicológicas, patrimoniais, sexuais ou morais – são parte de uma rotina preocupante no país. Em Juazeiro (BA), essa realidade vem sendo enfrentada por meio do fortalecimento de ações no combate dos casos de violência. O trabalho ocorre, principalmente, com a rede de proteção destinada a defender esse público.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) dispõe do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), que assiste a mulher vítima de violência doméstica, familiar e de gênero de forma integral. As vítimas também podem buscar a Diretoria da Mulher, que fica na Orla I na SEDES, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A Guarda Civil Municipal (GCM) possui a Patrulha Municipal Maria da Penha, que recebe a denúncia, vai até a vítima, encaminha ao complexo policial ou à Delegacia Especializada de Assistência à Mulher (DEAM) – se for o caso, para o Boletim de Ocorrência (BO), e ainda acompanha a mulher e a encaminha para os equipamentos de assistência.

Canal 180

O 180 é a Central de Atendimento à Mulher. O canal também disponibiliza escuta e acolhida qualificada às vítimas em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários