A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa deste ano em Pernambuco, realizada em maio, imunizou 94,09% do rebanho de bovinos e bubalinos. Todas as regiões do Estado garantiram o percentual mínimo exigido pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) – de 90%. Além de vacinar o animal, o produtor teve que ir aos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) declarar o seu rebanho, atualizando assim os dados de sua propriedade e de seus rebanhos.
Foram vacinados 1.697.885 bovinos e bubalinos, o que mantém Pernambuco como Estado livre da aftosa com vacinação. Além de Afrânio (Sertão do São Francisco), as cidades do Recife, Fernando de Noronha, Jaqueira, Olinda, Paulista e São Vicente Ferrer se destacam por ter imunizado 100% de todo o rebanho.
Segunda etapa
Pernambuco quer se tornar área livre doença sem vacinação. Para isso a estratégia de vacinação mudará na segunda etapa, que acontecerá em novembro. Apenas os animais com idade até 24 meses deverão ser imunizados. A mudança na etapa faz parte de uma série de requisitos que o Estado precisa cumprir para se tornar área livre de aftosa.