O Sertão pernambucano terá mais um representante lutando por uma vaga na Câmara dos Deputados. Aos 30 anos, Kaio Maniçoba (PHS) chega com o discurso de renovação nos quadros da política no estado, a exemplo de outras jovens lideranças que também estão buscando ou já possuem mandato.
Filho da prefeita de Floresta (PE), Rorró Maniçoba (PSB), ele veio a Petrolina na última quarta (17), onde participou de uma sabatina, no auditório do Sest/Senat, e apresentou suas propostas aos conterrâneos que residem na cidade.
Em entrevista ao Blog, Kaio ressalta que o fato de se candidatar a federal não quer dizer que não reconheça os serviços prestados no Sertão de Itaparica (sua maior base eleitoral) por lideranças como o deputado federal Fernando Filho (PSB). Mas ele avalia que sua região necessita de um representante mais próximo. “Por onde ando sempre falo do trabalho realizado por Fernando Filho. Mas acho que há uma carência de um representante mais próximo do povo, e nossa candidatura vem a se somar a outras que estão postas para tentar ocupar esse espaço”, avalia.
Apesar de, na prática, manter uma postura de político distrital, Kaio não vê apenas vantagens se o voto distrital fosse aprovado. “O lado positivo você vai estar mais centrado em sua região. Mas o lado negativo que acho é a falta de conhecimento do eleitor, levando um político a fazer da região um ‘curral’ (eleitoral)”.
Desenvolvimento
Com foco no desenvolvimento regional, o candidato disse que lutará por investimentos para a agricultura e a geração de emprego e renda. “Não temos uma única indústria. O que movimentava bastante nossa economia era a transposição, que hoje está à míngua”, declarou Kaio, acrescentando que também priorizará esforços para a irrigação, saúde, educação e qualificação da juventude para o mercado de trabalho no Sertão de Itaparica. “Temos ouvido muitas pessoas”, completa.
Sobre seu perfil jovem, o candidato vê com naturalidade essa renovação na política. “Temos de estar procurando quadros novos, que tenham mais vontade e disposição. Isso é salutar. E não só na política. Em Petrolina, hoje existe um grande sentimento de renovação e isso também nos incorpora”, avalia.
Numa legenda considerada pequena, Kaio se mostra otimista em sair vitorioso no dia 5 de outubro. “Pelo que a gente plantou e por toda a conjuntura, acredito que a gente brigue para ser o primeiro lugar dentro da nossa legenda”, diz. Aliado da Frente Popular, ele também prevê um cenário definitivo para Paulo Câmara (PSB), que hoje lidera a disputa pelo Governo de Pernambuco, bem como acredita numa virada do candidato a senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB).
Decepção total com Kaio, esqueceu que o povo do Sertão de Pernambuco deve muito a Lula e Dilma e faz tudo contra a política do PT, votou a favor do Impeachment e agora vota para privatizar o petróleo brasileiro. Não terá meu voto.