A Prefeitura de Petrolina lançará neste mês a Campanha Municipal de Multivacinação. O objetivo é conscientizar os pais ou responsáveis sobre a importância de proteger a saúde da criança e do adolescente contra doenças que são prevenidas por vacinas seguras e eficazes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina é a melhor forma de prevenção das doenças graves que muitas vezes deixam sequelas ou levam ao óbito. O Programa Nacional de Imunizações é uma referência mundial e foi o responsável por erradicar doenças como a paralisia infantil no Brasil. O Dia ‘D’ será realizado nesse domingo (26), na praça do João de Deus, das 8h às 13h. Serão disponibilizadas todas as vacinas que compõe o calendário básico vacinal para crianças e adolescentes.
Para se vacinar, basta comparecer ao local com documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Nos próximos dias as ações continuam nas UBSs e em pontos estratégicos espalhados pelo município.
“Será um dia para darmos início a uma mobilização de intensificação das ações de vacinação, com foco na ampliação das coberturas vacinais. É muito importante que os pais entendam a importância da atualização da caderneta de vacinação dos seus filhos, uma vez que, esse é a uma das formas mais eficazes de proteger contra as doenças“, destaca a secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
Mídia
Além das ações de saúde, a Prefeitura promoverá campanhas de conscientização na rádio, TV, WhatsApp e redes socais para incentivar os pais e mães a levarem as crianças as Unidades Básicas de Saúde. “É necessário que as pessoas compreendam a importância de manter a caderneta de vacinação atualizado. Durante muitos anos o Brasil foi referência em erradicar doenças, mas agora algumas delas têm voltado. A vacina pode salvar vidas. Por isso, o prefeito Simão Durando segue priorizando ações que visem imunizar e proteger todas as pessoas, independente da idade. A informação e a comunicação são fundamentais nesse processo para assegurar à população sobre a segurança de todo esse processo e também a garantia de saúde para as crianças e adolescentes“, destaca o coordenador de comunicação Junior Vilela.